Correio de Carajás

Carlos Mendes

Carlos Mendes

Prejuízos em Ulianópolis

Proprietários de imóveis localizados no município de Ulianópolis não conseguem entender a estranha decisão do Tribunal de Justiça do Pará. O órgão simplesmente proibiu o Cartório Extrajudicial Único de realizar qualquer serviço referente a registros imobiliários. Cercada de cobranças e reclamações, a tabeliã titular da serventia há mais de um ano peregrina pelos corredores da …

Prejuízos em Ulianópolis Leia mais »

Tortura em presídio

É possível controlar presos ligados ao crime organizado que implantam o terror dentro de penitenciárias? A resposta é: sim. Com rigor, mas sem apelar para a tortura, para o espancamento, mutilações. As acusações de tortura contra agentes federais que atuam em presídios do Pará, feitas por alguns presos, têm levantado essa questão. Eles negam. Acordo …

Tortura em presídio Leia mais »

Queimadas e negócios

As operações militares em várias regiões da Amazônia – como as que ocorrem em São Félix do Xingu, Altamira e Novo Progresso, onde se concentram focos de incêndio e desmatamento – desencadearam troca de acusações entre produtores que defendem a política de enfrentamento e os que condenam tais práticas. Para esses últimos, negócios como venda …

Queimadas e negócios Leia mais »

Nero amazônico

Nero amazônico Há um tipo de incendiário na Amazônia que, como um Nero das antigas, adora ver o circo florestal pegar fogo. Ele não está incendiando a mata para expandir a agricultura, preparar o pasto para o gado ou porque desmatou e precisa queimar os galhos excedentes. Faz isso para protestar contra a fiscalização que …

Nero amazônico Leia mais »

Preço de terras

Preço de terras

Preço de terras (1) Uma fonte de recursos importante para as prefeituras, nesta época de vacas magras nas finanças, não está sendo explorada. Ou por falta de informação, ou mesmo desinteresse. Se essa fonte fosse explorada, os municípios da Amazônia poderiam arrecadar até seis vezes mais impostos sobre propriedades rurais. Bastaria que o preço do …

Preço de terras Leia mais »

Foto-ufpa-credito-alexandre-moraes_widelg

Reeleição à esquerda

Reeleição à esquerda (1) O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emannuel Tourinho, conseguiu emplacar na superintendência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a professora e odontóloga Regina Feio. Ela, que tomou posse no último dia 6, vai comandar a administração dos hospitais universitários “Barros Barreto” e “Betina Ferro”. Com a nomeação, Tourinho …

Reeleição à esquerda Leia mais »

De olho nos prefeitos

De olho nos prefeitos Os cidadãos serão mais uma vez convocados às urnas no ano que vem para escolher os prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do País. De acordo com editorial desta semana do jornal O Estado de São Paulo, é uma escolha muito importante porque é o município a base do sistema político …

De olho nos prefeitos Leia mais »

Inquérito que investiga massacre em presídio de Altamira

Massacre previsível

Há tempos que a coluna vem dizendo isso: o maior desafio na gestão do governador Helder Barbalho é a segurança pública. Ele herdou um sistema falido, podre, de remendos feitos para nada resolver e empurrar o problema com a barriga. Enquanto isso, as facções criminosas, aos poucos, passaram a dominar as cadeias. A carnificina de …

Massacre previsível Leia mais »

Alô, é do crime?

Quando um criminoso telefona de dentro da penitenciária onde se encontra para intimidar ou acachar pessoas em suas residências, de quem é a falha por não impedir que isso ocorra? Claro, a falha é do Estado, da segurança dos presídios, porque os celulares estão nas mãos de quem não deveriam estar. Isso ocorre por meio …

Alô, é do crime? Leia mais »

Propina a juízes

Propina a juízes É grave. Melhor dizendo, gravíssimo. Em 2014, o então prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, tem o mandato cassado por compra de votos pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Omar José Cherpinsk. A partir daí, o prefeito passa a gravar conversas com autoridades para tentar voltar ao cargo. E aí, …

Propina a juízes Leia mais »