Correio de Carajás

Colunas

Paciente Cirúrgico III

Dando continuidade ao tema paciente cirúrgico, existe uma clara consciência mundial que o paciente desfavorecido por desnutrição responde de forma pior à doença, à lesão e à cirurgia. A desnutrição poderá não ser óbvia ao exame físico e deverá ser investigada. Por isso na revisão da história pregressa, é importante considerar o passado nutricional do …

Paciente Cirúrgico III Leia mais »

Banda islandesa faz versão de 'Ilariê e viraliza nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram/Studla Bandid

Banda islandesa faz versão de ‘Ilariê’, hit de Xuxa, e viraliza nas redes sociais

A banda islandesa Studla Bandid viralizou nas redes sociais com uma versão de “Ilariê”, hit do final dos anos 80 na voz de Xuxa. A música parece ser um momento de animação no show do grupo Studla Bandid pelas imagens. A banda tem 1,4 mil seguidores no Instagram, mas já viu a força do público …

Banda islandesa faz versão de ‘Ilariê’, hit de Xuxa, e viraliza nas redes sociais Leia mais »

Paciente Cirúrgico II

Dando continuidade ao tema avaliação de paciente cirúrgico. Os detalhes da história pregressa do paciente cirúrgico poderão iluminar áreas obscuras da doença atual. Diz-se que indivíduos que estão bem quase nunca ficam doentes e que indivíduos que estão doentes quase nunca estão bem.       E verdade também que um paciente que apresenta uma história longa …

Paciente Cirúrgico II Leia mais »

Paciente Cirúrgico

      O manejo de doenças cirúrgicas requer não apenas a aplicação de habilidades técnicas e o treinamento nas ciências básicas para os problemas de diagnóstico e tratamento, mas também uma simpatia genuína e afeto pelo paciente.        Segundo Englebert Dunphy, o cirurgião deverá ser um médico no sentido antigo, um cientista aplicado, um engenheiro, um …

Paciente Cirúrgico Leia mais »

Entre pássaros, pontes, asfalto e castanheiras

Pelo tino arcaico dos burgomestres das mansões em Marabá, sobrará sempre para o meio ambiente o sacrifício para se ter um aldeamento, supostamente, melhor. E vai-se, no lombo de um discurso autoritário, assistindo à reconstrução de uma cidade em que grilos e castanheiras são menos importantes que viadutos e carros. Sim, pontes e automóveis podem …

Entre pássaros, pontes, asfalto e castanheiras Leia mais »

Antes de orelhões amarelos chegarem às nossas esquinas

Telefone lá em casa, só o do vizinho. Aliás, vizinho com telefone fomos ter na Folha 17, Nova Marabá, na década de oitenta. Bancário do Banpará, mulher, três filhos, empregada e enceradeira. Era bem de vida. Na Velha Marabá, na década de 1970, alguns até possuíam o aparelho. Raros e distantes. Aí, seria cara-de-pau demais …

Antes de orelhões amarelos chegarem às nossas esquinas Leia mais »

LIPOASPIRAÇÃO II

Antes da anestesia o paciente deve ser marcado com canetas especiais em posição ortostática, de forma estática e dinâmica. Essa marcação deve ser usada como referência durante o ato operatório. O paciente deve ser posicionado na mesa cirúrgica de maneira que o cirurgião tenha livre acesso às áreas tratadas, podendo haver mudança de decúbito durante …

LIPOASPIRAÇÃO II Leia mais »