Correio de Carajás

Chagas Filho

Chagas Filho

Liberdade de Imprensa: um bem inegociável

Redijo esse compêndio de ideias falíveis na esperança audaciosa de torná-lo um postulado sobre o que vem a ser de fato liberdade de Imprensa. Mas sei que há grandes chances de fracasso nesse meu intento. Mesmo assim, escrevo. Comecemos pelo ponto principal: Liberdade. Alguns dicionários classificam esse verbete como grau de independência legítimo que um …

Liberdade de Imprensa: um bem inegociável Leia mais »

Viva o poder público!

Há tantas críticas ao SUS e ao poder público de forma geral! Sempre houve. Mas agora, quando atravessamos uma pandemia nunca experimentada, pelo menos não por essa geração, ainda haverá alguém entre nós capaz de criticar nosso Sistema Único de Saúde? Mesmo diante de centenas de milhares de mortes, aqueles que foram internados em UTIs, …

Viva o poder público! Leia mais »

O turismo Espacial e a desigualdade nossa de cada dia

Desde o princípio da humanidade o ser humano quer se aproximar do espaço sideral e ao longo dos séculos foram desenvolvidas técnicas e instrumentos para visualizá-lo, entendê-lo e até mesmo para sair da Terra e vê-lo de perto. As motivações para aprimorar tecnologias que possibilitem os avanços em relação ao estudo do espaço, podem ser …

O turismo Espacial e a desigualdade nossa de cada dia Leia mais »

Ao coisificar a natureza, coisifica-se o homem

  A conexão do sujeito com natureza tem se convertido numa relação de domínio do primeiro sobre o segundo ente, conferindo caráter mercadológico (ou mercantil) para cada um dos elementos naturais, numa relação que, praticamente, ganha status jurídico, posto que “para o esclarecimento, aquilo que não se reduz a números e, por fim, ao uno, …

Ao coisificar a natureza, coisifica-se o homem Leia mais »