Correio de Carajás

Dr. Giliad Silva

Foto: Reprodução

A sociobiodiversidade paraense

A Bioeconomia é um tema cada vez mais relevante no cenário mundial, especialmente às vésperas da COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Dentro desse contexto, um dos aspectos que merecem destaque são os produtos ligados à sociobiodiversidade, ou seja, aqueles que são originários de determinadas regiões e que envolvem o uso …

A sociobiodiversidade paraense Leia mais »

O desmatamento na Amazônia aumentou nos últimos quatro anos?

O desmatamento é um fenômeno que a Amazônia tem experimentado a algumas décadas. Os últimos dez anos foram os mais intensos. Dados do Ibama e do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, organizados pelo Laboratório de Contas Regionais da Amazônia da Universidade Federal do …

O desmatamento na Amazônia aumentou nos últimos quatro anos? Leia mais »

Ficamos menores? Uma conversa sobre o tamanho do ensino superior do Brasil

A educação é marca das experiências exitosas de desenvolvimento ao redor do mundo. Sem traçar uma relação de causa e efeito, o fato é que países que melhoraram o padrão de vida de sua população conviveram com avanços em seus indicadores educacionais. O contrário também é verdadeiro, ou seja, pioras nesse quesito indicam uma reversão …

Ficamos menores? Uma conversa sobre o tamanho do ensino superior do Brasil Leia mais »

Os EUA vão taxar os lucros bilionários das empresas em 15%. E se fosse no Brasil?

No dia 7 de agosto (domingo), o senado estadunidense aprovou o maior pacote econômico, até agora, da administração Biden. O Projeto de Redução da Inflação (ou Inflation Reduction Act – IRA – em inglês) prevê duas grandes linhas de ação: um programa dedicado a enfrentar as mudanças climáticas, mediante incentivos ao uso de energia limpa …

Os EUA vão taxar os lucros bilionários das empresas em 15%. E se fosse no Brasil? Leia mais »