Reunidos pela primeira vez de forma on-line, por meio de web conferência, os membros do Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) decidiram pela suspensão, por tempo indeterminado, do calendário acadêmico 2020.
Com a decisão, ficam suspensas todas as atividades e eventos acadêmicos presenciais previstos no calendário para o ano letivo de 2020, em todos os campi da Instituição. As aulas presenciais de graduação e pós-graduação na Unifesspa estavam suspensas desde o dia 19 de março.
O atendimento presencial ao público nas unidades acadêmicas e administrativas também continua suspenso, salvo imperiosa necessidade, conforme já regulamentado pela Instrução Normativa N.º 02, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep). O trabalho administrativo segue sendo realizado remotamente.
A decisão levou em consideração a necessidade de manter os cuidados e prevenir a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2/COVID-19) entre a comunidade universitária, além de diversas instruções normativas, portarias, notas oficias e a Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.
Leia mais:Ao manter a suspensão das atividades acadêmicas, a Unifesspa demonstra o compromisso de preservar a saúde de seus estudantes, técnicos, professores e colaboradores que prestam serviços terceirizados, contribuindo socialmente para evitar a proliferação do vírus.
Sobre aulas on-line
O Consun discutiu, ainda, a impossibilidade de oferecer aulas aos estudantes de graduação de forma remota. Após várias contribuições e análises dos membros do Consun, verificou-se que, na atual conjuntura, não é possível garantir os princípios de igualdade, equidade e de inclusão nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes não possuem as mesmas condições tecnológicas de acesso às aulas on-line e a instituição não dispõe de infraestrutura e metodologia necessárias, uma vez que não oferta, até o momento, a modalidade de Ensino à Distância (EAD).
Pesquisas em laboratórios
Durante a reunião extraordinária, o Consun aprovou, ainda, a possibilidade de realização presencial de atividades da pós-graduação em casos excepcionais, a exemplo de pesquisas em laboratórios que não possam ser interrompidas, desde que respeitadas as normas de segurança estabelecidas. Uma instrução normativa será publicada pela PróReitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit).
Seguem suspensos os estágios supervisionados obrigatórios, as colações de grau, salvo por ordem judicial e o funcionamento dos ônibus interunidades. O Conselho recomendar também à comunidade da Unifesspa que fique nos seus domicílios, evitando viagens, especialmente para lugares onde há a transmissão comunitária do vírus; que evite locais com aglomeração de pessoas; que observe as regras de higiene e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para enfrentamento do vírus, disponíveis nos canais de comunicação da Universidade. (Fonte: Ascom/Unifesspa)