Os dois policiais com os diplomas que receberam, ao lado das autoridades da PM e do Estado/ Foto: Evangelista Rocha
Ads

Dois policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam ‘Menção Honrosa’ pela operação que resgatou uma mulher que se jogou da ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, que liga os núcleos Nova Marabá e São Félix, na última quinta-feira, dia 25. A guarnição da Polícia Militar de Morada Nova passava pelo local e percebeu o ato a tempo de se envolver na busca. Ontem eles foram reconhecidos pelo êxito do ato heroico.

Ads

No dia do fato, os policiais conseguiram puxar a mulher da água e colocá-la na embarcação, levando-a até a rampa da Folha 8, onde uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros já aguardava. “Ela estava visivelmente com o braço quebrado, os bombeiros fizeram os primeiros socorros, levando ela em seguida para o hospital”.

Representando o governador do Pará, Helder Barbalho, o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, condecorou na tarde de ontem (26) os policiais que fizeram o resgate da mulher: Cabo Paulo Augusto Coelho da Silva e soldado Maycon Douglas Silva Diogo.

Chamon não só parabenizou a equipe que atuou na ocorrência como destacou o trabalho de todos os policiais militares que cotidianamente colocam a vida em risco para garantir a segurança da sociedade. “Quando o governador tomou conhecimento do fato ocorrido, imediatamente determinou que eu viesse pessoalmente fazer a entrega, na impossibilidade de ele estar aqui. Ele gostaria de estar aqui, mas hoje cumpre uma agenda em Afuá”, explicou.

O secretário fez questão de ressaltar que o comandante geral da PM, coronel Dilson Melo de Souza Júnior, está muito orgulhoso da ação dos policiais. “Ele preparou essas menções honrosas que acabamos de entregar aos dois”, afirmou.

Chamon relembrou a coragem dos policiais ao resgatarem a vítima e os parabenizou pela bravura ao entregar o documento. “Para nós do governo é motivo de muita satisfação participar deste momento. Cumprimento os dois. Essa Menção Honrosa vai fazer parte do currículo deles e, sem dúvida alguma, isso é motivo de muito orgulho para a carreira deles, que eu tenho certeza que será promissora pela bravura já demonstrada”, elogiou.

4ª BPM

Na avaliação do comandante do 4ª BPM, tenente-coronel Dayvid Sarah, o resultado da ação é satisfatório e condiz com o que é repassado aos policiais, principalmente na missão constitucional que é a preservação da vida, servir e proteger. “Vemos o resultado na prática, não só no salvamento da senhora, mas todos os dias, durante as rondas, patrulhas e ações preventivas”, pontuou

Além de agradecer ao secretário pela homenagem, lembrando que o reconhecimento é um estimulo à atuação, o tenente-coronel elogiou os policiais e disse estar feliz por esse ato de valorização do trabalho deles. “Peço que continuem firmes e determinados no propósito legal de servir e proteger”, completou o comandante.

O cabo Paulo Augusto rememorou o resgate e agradeceu ao tenente-coronel pelo apoio. “Isso aqui é uma vitória para mim, para o meu amigo Diogo e também por parte do BPM, que tem no dado total auxílio por meio do coronel Dayvid e o major Oeiras, que estava no local nos orientando. Só quem ganha com tudo isso é Marabá”, reconheceu.

O soldado Maycon Diogo falou da importância de salvar a vida de um cidadão. “Aquela pessoa se encontrava numa situação difícil, de agonia, em um momento de desespero acabou se jogando no rio. Nós tivemos a honra de Deus para ir até aquele local ajudá-la e, assim, conseguir salvar a vida dela”, comemorou. (Karine Sued)

Ads