Correio de Carajás

Repórter Correio

Pandemia

A Vigilância Sanitária esteve ontem à noite visitando estabelecimentos para orientar sobre a cobrança de carteira que comprove vacinação contra a covid-19. Um dos alvos da ação foi o cinema que fica no Shopping Verdes Mares. Ali, as pessoas foram abordadas para falar sobre a importância do uso da máscara e de estarem portando o comprovante de vacina ao saírem para frequentar locais públicos. O local tinha um número considerável de pessoas, acima do habitual, devido ao lançamento do novo filme do Homem Aranha, um sucesso entre os adolescentes.

Matrículas nas escolas

Leia mais:

As matrículas para o ano letivo 2022 na rede municipal de educação já foram abertas, mas por enquanto, somente para os estudantes já matriculados na rede. As rematrículas estão acontecendo desde segunda-feira (13), e se estenderão até o dia 22 de dezembro, período em que os pais, responsáveis e os próprios alunos, no caso dos maiores de 18 anos, devem procurar a escola para renovar o ato de vínculos com a instituição. Para quem ficou de recuperação, o calendário abrirá entre os dias 27 a 29 dezembro.

Matrículas nas escolas II

As matrículas para alunos novatos serão divididas em duas etapas. A primeira é destinada a alunos com deficiência comprovada por meio de laudo médico. Será também entre os dias 27 e 29 de dezembro, conforme informa Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de ensino urbano da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

OAB

Membros da chapa “Avante Por Você OAB”, que concorreu à presidência da Subseção de Marabá, ingressaram na 5ª Vara Federal Cível com Ação Ordinária Anulatória de Decisão. O alvo é a Comissão Eleitoral da OAB/PA. Segundo o documento assinado pelo atual presidente Ismael Gaia Pará, que era candidato a reeleição, ocorreram graves irregularidades. O portal deve tratar sobre o assunto em nova reportagem.

Policiais federais

O presidente Jair Bolsonaro disse que vai tratar com a equipe econômica sobre reajuste salarial para agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) até o ano que vem.

Delegado prefeito

O prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Gledson Bezerra (Podemos), que também é policial civil, testemunhou um crime de homicídio na manhã de 14 de dezembro, na cidade caririense. O gestor estava se deslocando de carro, quando avistou a cena do crime, ao constatar que se tratava de um homicídio, perseguiu o autor e deu voz de prisão. Para pegar o bandido o político, que também é delegado de Polícia Civil licenciado, ainda teve de dar um tiro na perna do homem, que tentou fugir a todo custo.

Serviço

O volume de serviços no país recuou 1,2% na passagem de setembro para outubro deste ano. Essa é a segunda retração consecutiva do indicador, que acumula queda de 1,9% nos últimos dois meses. O dado, da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi divulgado hoje (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do cenário, o setor ainda está 2,1% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-isolamento social decorrente da pandemia de covid-19.

Serviço II

Na comparação com outubro de 2020, houve avanço de 7,5%. No acumulado do ano, os serviços cresceram 11%. Já em 12 meses, o setor acumula alta de 8,2% em volume. Em outubro deste ano, a receita nominal caiu 0,2% na comparação com setembro, mas cresceu 13,2% em relação a outubro do ano passado, 13,8% no acumulado do ano e 10,5% no acumulado de 12 meses.

Abono

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou na terça-feira (14) o projeto de lei, enviado ao Legislativo pelo governado Helder Barbalho, que autoriza o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos 22.570 professores da rede pública estadual de ensino. O PL foi anunciado pelo governador na última quarta-feira (08), e visa valorizar o magistério público estadual. O valor que será injetado na economia paraense ultrapassa os R$ 100 milhões.

A cor da violência

A cada quatro horas uma pessoa negra é morta em ações policiais na Bahia, no Ceará, no Piauí, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É o que mostra o estudo Pele alvo: a cor da violência policial elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, publicado nesta terça-feira (14). Os estados são seis dos sete que são monitorados pela rede. O sétimo é o Maranhão. O trabalho é resultado de dados referentes ao ano de 2020, que foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Pela segunda vez, a Rede de Observatórios analisa os números das secretarias de segurança dos estados monitorados. A primeira foi no ano passado.