Correio de Carajás

Repórter Correio

Expoama

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá anunciou que vai realizar uma ação de lançamento da XXXVI Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). Será na segunda-feira, dia 6 de maio, a partir das 18 horas, no Parque de Exposição José Francisco Diamantino. Também serão revelados detalhes sobre os rodeios em touros, novamente a cargo da Cia. Italo Todde e valendo pela Federação de Rodeio Paraense.

Exportação

Leia mais:

O projeto da Ferrogrão, prioridade do Governo Federal desde 2015, prevê a construção de uma linha férrea que começa no Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, e termina no porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará. Ao todo, o investimento de R$12 bilhões, a ser injetado pela iniciativa privada pelo prazo de concessão de 69 anos, nos mais de 900 quilômetros de extensão do projeto.

Força Nacional

O ministro Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), autorizou o uso da Força Nacional na Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, no sudoeste do Pará, uma das mais desmatadas do Brasil. Em 2019, registrou o maior índice de desmatamento, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

Força Nacional II

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) determinando que os agentes deverão ficar no território por 90 dias, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai), órgão que fez o pedido. A TI está localizada nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio.

Mandatos cassados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de três vereadores do PSDB e do PL da Câmara de Castanhal, no nordeste do Pará, por fraude à cota de gênero. Os votos recebidos pelos dois partidos políticos foram recalculados. Os vereadores que tiveram o mandato cassado foram: Sérgio Leal (PSDB), Rafael Galvão (PSDB) e Gabriel da Batata (PL). Segundo a ministra Isabel Gallotti, nas eleições de 2020 o PSDB e o PL lançaram candidaturas fictícias ao cargo de vereadora de Castanhal para burlar o percentual de 30% de mulheres, previsto na lei eleitoral.

Mandatos cassados II

As candidatas não fizeram campanha, não prestaram contas e também não tiveram votos nas urnas. Com a decisão, os votos recebidos pelos dois partidos políticos foram anulados. As três vagas foram ocupadas pelos vereadores Jorge Mototáxi e Nei da Saudade, do União Brasil (UB) e Beto Leão, do PRD. Os três novos vereadores já foram diplomados e aguardam a definição da data da posse na Câmara Municipal de Castanhal.

Idosos

Os casos de prisões relacionadas a maus-tratos a idosos no Pará cresceram 48,88% de 2022 a 2023. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em um ano a quantidade de autuações passou de 403 para 600. O aumento também ocorreu no número de denúncias, que no mesmo período passou de 23.453 registros para 25.660 notificações.

Idosos II

Um dos casos mais recentes da violência ocorreu no mês de abril e envolveu uma idosa de 78 anos que sofria maus-tratos e foi resgatada de uma casa no bairro da Pedreira, em Belém. Na denúncia feita à Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID), da Polícia Civil do Pará, foi informado que os familiares que moravam com a vítima a negligenciaram, não oferecendo comida ou auxílio à vítima.

Crimes

No levantamento da Segup consta que a maioria dos crimes contra a pessoa idosa envolvem furto, roubo, estelionato, homicídio, lesão corporal, ameaça, difamação, injuria racial, racismo, perturbação de sossego alheio, maus-tratos, apropriação de bens ou rendimento, violência psicológica, extorsão, invasão de domicilio, abandono de incapaz, tentativa de estupro, estupro, sequestro e cárcere privado, tortura, importunação sexual, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Dendê

As unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que abrangem os municípios produtores de dendê, registraram grande movimentação na manhã desta quinta-feira (02), quando iniciou a emissão da Guia de Trânsito Vegetal do Dendê, documento que será utilizado para fiscalizar o transporte de cachos frescos do fruto, desde a origem da matéria-prima até sua destinação final. A cultura da palma de óleo, planta que dá origem ao óleo vegetal mais consumido no mundo, é de extrema importância para o desenvolvimento agrícola do Estado. O Pará lidera a produção nacional de dendê, com 2 milhões e 900 mil toneladas do fruto por ano.