Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

População IBGE

A população brasileira chegou a 213,3 milhões de pessoas em 1º de julho de 2021, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, o Brasil tinha 211,7 milhões de habitantes. O dado foi publicado na edição de ontem (27) do Diário Oficial da União. O crescimento estimado da população de 2020 para 2021 foi de 0,74%, de acordo com o IBGE. A estimativa mostra que os estados mais populosos são: São Paulo (46,65 milhões), Minas Gerais (21,41 milhões) e o Rio de Janeiro (17,46 milhões). O país tem três estados com menos de 1 milhão de habitantes: Roraima (652,7 mil), Amapá (877,6 mil) e Acre (906,9 mil).

Pará

Leia mais:

Já o Pará, pela mesma tabela de estimativa do IBGE, tem população 8.777.124 pessoas. Marabá segue como o quarto maior em população no Estado, com 287.664 pessoas, contra 218.787 do quinto colocado, que é Parauapebas. Belém (1.506.420), Ananindeua e Santarém são os três maiores.

Afinando estratégias

O secretário de Meio Ambiente de Marabá, Rubens Sampaio e o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Jorge Bichara estiverem reunidos ontem com o comandante do CPR-II da Polícia Militar coronel Dayvid Sarah. Participou também do encontro Juscelino Bezerra, do projeto “Quelônios de Marabá” (Unifesspa). Na pauta o pedido de maior apoio na fiscalização de crimes ambientais na região de Marabá e discussão de alternativas preventivas.

Batalhão

Por falar em Polícia Militar, o 34° BPM, responsável pelo complexo Cidade Nova, em Marabá e municípios no sentido da Transamazônica, comemorou esta semana seu terceiro aniversário de criação. O comandante, major Moura, e parte de sua equipe participaram de homenagem realizada no plenário da Câmara Municipal.

Marco temporal

Indígenas voltaram a protestar ontem (27) contra o marco temporal para demarcação de terras indígenas. O grupo está em Brasília para acompanhar a votação do tema, que chegou a entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana, mas só deve ser retomado na próxima quarta-feira (1º).

Marco temporal II

O processo trata da disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama, localizada em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani. O processo, entretanto, tem a chamada repercussão geral – a decisão que for tomada servirá de baliza para casos semelhantes que forem decididos pelo Judiciário.

PIX

O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas ontem (27) também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.

PIX II

Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20 e 6 horas. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências intrabancárias.

 

Comentários

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…

REPÓRTER CORREIO

PASSEIO CICLÍSTICO Este sábado, 11, amanheceu com centenas de ciclistas ocupando a rodovia BR-230, a Transamazônica, no trecho que vai…

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no…

REPÓRTER CORREIO

Nova frota de ônibus O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou a chegada de oito novos ônibus…

REPÓRTER CORREIO

Licença prévia Com a realização da obra da Ferrovia do Pará, alguns municípios do interior deverão receber terminais multimodais para…