Correio de Carajás

Repórter Correio

Falha em Belo Monte

Pouca gente ficou sabendo mas a última semana terminou com uma ocorrência grave e que preocupou as autoridades do Brasil: uma falha na linha de transmissão que levou a uma queda de energia em cidades de pelo menos seis estados e que teve origem na usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A Aneel cobrou explicações da BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia). O apagão aconteceu um dia depois de o governo federal emitir um alerta de emergência hídrica para região da bacia do Rio Paraná, que abrange cinco estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná e se estenderá de julho a setembro de 2021.

Falha em Belo Monte II

Leia mais:

O alerta do governo se deve ao baixo nível dos reservatórios. Contudo, ainda não está claro se a falha em Belo Monte se deu por esse motivo. A primeira ocorrência foi às 11h06 do dia 28 de maio. Um dos polos de transmissão da usina de Belo Monte, localizada na bacia do Rio Xingu, foi desligado. O evento sobrecarregou outros polos do sistema, mas não teve impacto no fornecimento de energia. Vinte minutos depois, um 2º polo também foi desligado e elevou a sobrecarga. Por segurança, o sistema desativou de forma automática sete unidades geradores da usina, o que causou o corte da carga.

Covid no Pará

O Pará registrava até esta segunda-feira (31) um total de 518.002 casos de Covid-19 e 14.523 mortes. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), foram confirmados mais 1.388 casos de covid-19 e 19 mortes. Nos últimos sete dias, foram confirmados 185 novos casos e 4 óbitos, além de 1203 casos e 15 óbitos ocorridos em dias anteriores.

Covid no Pará II

São 483.792 recuperados, 88.012 casos descartados e 355 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 47% dos 775 leitos clínicos e 74% dos 552 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Sespa informou que foram realizados 718.433 testes rápidos e 225.614 testes de PCR para Covid-19.

Imposto de Renda

Mais de 674 mil declarações do Imposto de Renda 2021 foram entregues à Receita Federal até às 18 horas desta segunda-feira (31), prazo final para a entrega. Os sistemas da Receita Federal receberam 105,0% do esperado. Na 2ª Região Fiscal (AC, AP, AM, PA, RO e RR) 1.514.726 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco federal, o que equivale a 104,1% do esperado que são 1.455.500 declarações.

Imposto de Renda II

A Receita alerta para que os contribuintes não deixem para a última hora. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Incra no Pebas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) acaba de inaugurar um Núcleo Municipal de Regularização Fundiária em Parauapebas. Na inauguração, o superintendente regional, Aveilton Souza, recebeu uma cesta com diversos produtos da agricultura familiar, produzidos por clientes da reforma agrária, contendo produtos in natura e semi-industrializados.