Correio de Carajás

Repórter Correio

Imposto de Renda

A uma semana para o fim do prazo, cerca de 9 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 23.535.609 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 72,1% do previsto para este ano. Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11h de ontem (24). Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Círio do Brasil

Leia mais:

A tradicional festividade dos paraenses, o Círio de Nazaré, está passando por um processo de revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para o processo de revalidação, o Iphan está convocando pessoas para opinar sobre o Círio por meio de formulário digital, via postal ou e-mail, até 11 de junho.

Círio do Brasil II

Para a revalidação do título de Patrimônio Cultural do Círio de Nazaré, o Iphan elaborou um parecer que trata de transformações pelas quais a festividade passou nos últimos anos. O documento faz uma comparação com o ano de 2004, quando o Círio foi registrado, e anos posteriores. Para construção do parecer, foram identificadas transformações e continuidade em aspectos culturalmente relevantes ou empecilhos à reprodução, além de reunir recomendações e encaminhamentos para processo de salvaguarda do Círio.

Nos trilhos da história

O Partage Shopping Parauapebas está sediando a exposição “Nos trilhos da história”, que começou ontem e segue até 31 de maio, das 11h às 22 horas. Com entrada gratuita, o acesso é restrito a 10 pessoas por vez e o uso de máscara é obrigatório. A mostra tem por objetivo celebrar os 33 anos de história da cidade e, de maneira interativa, irá revisitar o passado contando as origens, tradições e acontecimentos políticos e sociais que marcaram a história de Parauapebas ao longo do tempo. Divididas em temas, como arqueologia, antropologia, geologia, geografia e ações de educação patrimonial, os visitantes poderão visualizar as origens do território a partir de vestígios arqueológicos, peças da etnografia indígena e uma coleção de minerais.

Exposição

A exposição é fruto de um trabalho multidisciplinar de profissionais que organizaram e selecionaram informações, conteúdos e prepararam o acervo para a criação da exposição. Com realização da Secretaria Municipal de Cultura e curadoria do Museu Municipal de Parauapebas Hilmar Harry Kluck, a ideia principal é trazer, através de textos e imagens impressas, uma linha do tempo da ocupação humana da região de Carajás, que se inicia com a pré-história, com aproximadamente 11 mil anos, conta a história dos indígenas que habitaram e habitam a região.

450 mil vítimas

O Brasil registrou 841 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando na segunda-feira (24) 450.026 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.881. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus. É o 6º dia seguido de estabilidade nessa comparação.