Correio de Carajás

Repórter Correio 09/06/2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mulheres paraenses

Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de um milhão de domicílios paraenses são chefiados por mulheres. Isso representa quase 42% dos dois milhões e meio de lares do Estado. A maioria é de mulheres que vivem na periferia e estão enfrentando ainda mais dificuldades durante a pandemia.

Comércio de Marabá

Leia mais:

Tentando correr atrás do tempo perdido, com o período de mais de mês com as portas fechadas, muitas lojas do centro comercial de Marabá estão estendendo o período de atendimento aos sábados. No último, lojas que em geral fecham pontualmente ao meio dia ou, no máximo, às 13 horas, estavam de portas abertas por volta das 16 horas.

Desemprego

Uma nova etapa de desligamentos de funcionários começou na última semana. São colaboradores que algumas empresas de Marabá colocaram em férias, ou trabalhando de casa na projeção de que em junho “as coisas voltariam ao normal”, mas esse normal nunca aconteceu. É o caso de alguns funcionários de lojas do shopping e de algumas da rua, mesmo. Receberam o informe de que foram demitidos.

Incerteza

No ramo de restaurantes, bares e casas noturnas a incerteza também já deixou no limite os empreendedores. Eles têm questionado a Prefeitura de Marabá sobre possível data para retorno das atividades, mesmo com limitações e a resposta é de que não há previsão.

Orgânico

Voltada ao estímulo da comercialização de produtos orgânicos de pequenos produtores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou ontem (8) a 16ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. A ministra Tereza Cristina, titular da pasta, destacou as diferentes formas de distribuição e venda de produtos orgânicos frescos durante a pandemia de covid-19.

Orgânico II

A ministra afirmou, durante a abertura online da campanha, que boas ideias surgem durante momentos de crise. Segundo nota divulgada pelo ministério, a campanha visa criar redes que facilitem a comercialização e incentivem a produção de alimentos baseados em agroecologia – uma forma de produção voltada aos agricultores familiares que busca geração de renda de forma sustentável. De acordo com o Mapa, atualmente há cerca de 21 mil produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. O Mapa oferecerá ainda, nos dias 8 e 9 de junho, seminários especiais voltados para o tema da produção e do consumo de orgânicos.

Novo aplicativo?

Motoristas que trabalham com transporte acionado por aplicativo em Marabá estiveram ontem na reunião de apresentação de mais uma empresa desse setor, que tem origem no Paraná. A reunião foi num escritório cedido e os representantes da FlipMob já cadastraram alguns interessados. Seria mais uma no cenário já ocupado por Uber, Indriver, 99 e Mabway. Para o usuário a faixa de preço seria a mesma dos demais, porém para o motorista a taxa é única, de R$ 1 por corrida, recolhido pelo aplicativo. Os demais chegam a ficar com 30% do apurado.

Comentários

REPÓRTER CORREIO

Aprovados convocados A Prefeitura Municipal de Marabá convoca 10 candidatos aprovados no concurso Público Municipal de nº 001/2018 para, no…

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…

REPÓRTER CORREIO

PASSEIO CICLÍSTICO Este sábado, 11, amanheceu com centenas de ciclistas ocupando a rodovia BR-230, a Transamazônica, no trecho que vai…

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no…

REPÓRTER CORREIO

Nova frota de ônibus O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou a chegada de oito novos ônibus…