Correio de Carajás

Repórter Correio 01/04/2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Passou pelo Pará

Para quem não percebeu, o novo comandante do Exército Brasileiro, general-de-Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, é o mesmo que recentemente, por dois anos, respondeu pelo Comando Militar do Norte, em Belém. Esteve aqui em Marabá em várias oportunidades em sua gestão, encerrada em agosto de 2020. Hoje vinha integrando o Alto Comando do EB e é um nome respeitado nos quarteis.

Exército

Leia mais:

A escolha do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira para novo comandante do Exército foi recebida na força como uma sinalização de continuidade da gestão do general Edson Pujol, que deixou o comando na terça-feira (30/3). Os novos comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica foram anunciados na tarde desta quarta-feira pelo novo ministro da Defesa, Braga Netto. A aposta é de que o general vai blindar a força de qualquer tentativa de engajamento político.

Enchente

E depois de bater os 11 metros, na semana passada, o Rio Tocantins agora segue ritmo de recuo de pelo menos 10 centímetros por dia. Ontem fechou em 9,82 metros acima do normal, contra 9.91 medidos pela manhã e 10 metros no dia anterior, em Marabá. Segundo o Boletim de Vazões e Níveis da Eletronorte, segue baixando até 9,68 no dia 3 de abril.

Ótima notícia

A Anvisa autorizou nesta quarta-feira (31/3), o uso emergencial da vacina contra covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da americana Johnson & Johnson. O imunizante tem 38 milhões de doses garantidas pelo Ministério da Saúde, mas todas as entregas devem ocorrer somente no último trimestre deste ano. Trata-se do terceiro antígeno a receber a liberação temporária no Brasil.

BR-163 e 230

Duas das mais importantes rodovias federais do Pará serão privatizadas em leilão que vai ocorrer em 8 de julho, às 14 horas, em São Paulo (SP). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31/3), o aviso de licitação do sistema rodoviário composto pelas BR-163 e 230 MT/PA, que será realizado na modalidade leilão com concorrência internacional, sendo considerada vencedora a interessada que apresentar o menor valor da tarifa básica de pedágio.

Covid no Brasil

No segundo recorde seguido de mortes por covid-19 registradas em 24 horas, o Brasil alcançou 3.869 óbitos entre 30 de março e ontem (31).  Na terça-feira, o país registrou 3.780 falecimentos registrados. Com as novas vítimas acrescidas às estatísticas, o total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 321.515. Ontem, o total era de 317.646. Ainda há 3.495 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Covid no Brasil II

A soma de casos confirmados foi a segunda maior em 24 horas, com 90.638, atrás apenas do dia 25 deste mês, quando foram computadas 100.158 pessoas contaminadas com o novo coronavírus. Ontem, a soma de pessoas infectadas até o momento estava em 12.658.109. O número de pessoas recuperadas subiu para 11.169.937. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.257.295.

Justiça confirma

A Justiça Federal confirmou a suspensão da aplicação da Instrução Normativa (IN) 09/2020 da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a Terra Indígena (TI) Jeju e Areal, do povo Tembé, em Santa Maria do Pará, no nordeste paraense. A norma permitia o registro de propriedades privadas sobrepostas a terras indígenas ainda não homologadas pelo governo brasileiro, como a TI Jeju e Areal

Justiça confirma II

A sentença confirmou decisão liminar (urgente) de setembro, além de declarar nula a IN. O juiz federal Rodrigo Mendes Cerqueira também registrou que a Funai e o Incra descumpriram a decisão liminar. A decisão judicial atende pedido do Ministério Público Federal (MPF), que demonstrou que, ao retirar dos sistemas de gestão fundiária (Sigef) e de cadastro ambiental rural (Sicar) as terras indígenas cujos processos de demarcação ainda não foram concluídos, na prática a portaria liberava a grilagem de áreas e poderia intensificar conflitos agrários.

Comentários

Repórter Correio 17/06/2021

Vacina e alívio Tão logo a Prefeitura de Marabá confirmou ontem que vai iniciar no final de semana a vacinação…

Repórter Correio 15/06/2021

    Exame de Ordem O Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pela primeira vez…

Repórter Correio 12/06/2021

Covid no Pará O Pará registrava até esta sexta-feira (11) um total de 533.496 casos de covid-19 e 14.946 mortes…

Repórter Correio 10/06/2021

Partage expandindo Proprietário dos shoppings de Marabá e de Parauapebas, o grupo Partage segue com apetite no mercado e, em…

Repórter Correio 08/06/2021

Movimentou Marabá Milhares de candidatos a uma vaga de praça da Polícia Militar do Pará passaram por Marabá no final…

Repórter Correio 07/06/2021

Colapso de reservatórios Em uma dura nota técnica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios de…