Um vídeo do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, circula nesta semana por diversos grupos de Whatsapp causando alvoroço pelo conteúdo. Nele, o gestor fala de decreto publicado no primeiro semestre do ano passado, no auge do aumento de casos de Covid-19 no município, período em que a entrada da cidade passou a ser controlada, por exemplo.
Muitas pessoas estão compartilhando a notícia como se fosse atual. O Correio de Carajás entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Parauapebas que confirmou se tratar do mesmo vídeo divulgado em 2020 e que a informação contida nele não corresponde ao momento atual.
Ressaltou, ainda, a publicação do último sábado (23), no site da Prefeitura Municipal, contendo o posicionamento da gestão acerca do atual decreto estadual, que proíbe a abertura de bares. O município, por sua vez, editou decreto permitindo a abertura, mas com limitações. Mesmo diante disso, forças policiais do estado realizam fiscalizações e fecham estabelecimentos.
Leia mais:A situação levou o Sindicato das Empresas de Alimentação e Hospitalidade de Parauapebas e Região (SEAHPAR) a impetrar mandado de segurança coletivo junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) para que seja cumprida a orientação do município. (Luciana Marschall)