O Círio das Crianças da paróquia da Folha 16 e sempre realizado no feriado do dia 12 de outubro

Para inserir as crianças na vida cristã e celebrar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta sexta-feira (12), a diocese de Marabá realiza na cidade o Círio das Crianças. O evento que é organizado de forma independente em cada paróquia do município dá oportunidade aos pequenos de celebrarem a vida religiosa. “O Círio das Crianças tem por finalidade já levar as nossas crianças a essa devoção e experiência com Nossa Senhora. Assim como temos o Círio e muitas crianças acabam não podendo participar da procissão, porque é muito longa e por causa do sol quente, então nós criamos o Círio das Crianças aqui em Marabá”, explica o padre Ademir Gramelik, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Folha 16.

ALICERCE
FUTURO POSTAGEM

Segundo ele, durante a celebração são realizadas rezas e cantos, que pedem pela proteção de milhares de crianças em situação de abandono, violência e desrespeito. “Então, vamos mostrando a realidade social diante da caminhada, rezando por aqueles problemas que as crianças vivem no nosso Brasil e especialmente aqui em Marabá”.

O pároco diz que a aceitação dos participantes é bem positiva e que as crianças celebram todo o evento com festa. “A maioria das crianças que vem para o Círio são filhos de pessoas católicas, que já estão na catequese e que entende já um pouquinho da fé. Então sabem o que é a oração, o porquê daquela procissão, e ali nós levamos elas a aquela experiência”, revela, lembrando que as crianças são acompanhadas pelos pais durante a procissão.

“Da mesma maneira que Nossa Senhora levou Jesus para o Templo, para ser consagrado a Deus, as famílias também trazem as crianças para cultivarem a devoção a Nossa Senhora”. A procissão das crianças, na Paróquia da Folha 16, acontece nesta sexta (12), a partir das 17 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e a procissão segue até a Folha 10, na comunidade que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida.

No local, acontece a missa campal e logo após a missa é ofertado um lanche aos pequenos. “O Círio das Crianças, como não é uma organização em nível de cidade, cada paróquia faz o seu evento. Então, cada uma escolhe o seu dia, algumas fazem no domingo e aqui, desde que iniciamos, a gente faz no dia 12”, confirma o padre.

“As crianças vão tendo a oportunidade de terem esses valores cristãos desde o berço”

Para ele, o evento é importante para a criação religiosa e pessoal das crianças. “As crianças vão tendo a oportunidade de terem esses valores cristãos desde o berço; elas vão crescendo com outra mentalidade, de buscar a Deus, fazer a vontade Deles, de não buscar as coisas que o mundo oferece como o pecado, as drogas, a prostituição, o roubo”, observa.

Devoção

Não há um número consolidado sobre quantas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida existem no Brasil, mas certamente se trata da santa de maior devoção popular no país. “É muito difícil uma diocese brasileira que não tenha pelo menos uma paróquia dedicada à padroeira do Brasil”, resume o pesquisador e estudioso de santos José Luís Lira, fundador da Academia Brasileira de Hagiologia.

O pesquisador também acredita que a devoção à santa venha aumentando nos últimos anos graças à profusão de canais de TV e espaços na internet e redes sociais dedicados a espalhar a fé católica. “Há uma valorização da padroeira”, acredita ele. Lira ainda frisa a importância de Nossa Senhora Aparecida ser negra, à imagem de boa parcela da população brasileira.

“Nas aparições de Maria Santíssima que foram aprovadas pela Igreja, vemos que Nossa Senhora se tornou semelhante ao povo do local de aparição, o que nos remete ao texto bíblico: fomos feitos à imagem e semelhança do Pai do Céu. Aqui, a imagem veio com a cor de uma raça sofrida, pequenina, mas, com um sorriso esboçado. Tem nosso cheiro, nossa terra, nossa cor miscigenada”, aponta o hagiólogo. (Nathália Viegas com informações da bbc.com)

DEPNEUS
ROMANCE FAVORITA
FUTURO HORIZONTAL
TH SITES HORIZONTAL
RADIO CORREIO HORIZONTAL

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.