Todas as sete rodovias paraenses citadas na 23ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Sest Senat, na última terça-feira (22), estão em obras de reconstrução, conservação, manutenção ou fazem parte do projeto que prevê a concessão de cerca de 600 quilômetros de vias para a iniciativa privada. Os serviços são realizados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran).
Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, o diagnóstico sobre o estado de conservação das rodovias foi feito no início do governo, em janeiro deste ano, e detectou problemas que vão além das PAs-150, 151, 252, 287, 447, 475 e 483 (Alça Viária), vias citadas na pesquisa. Pádua afirma que quase 53% das rodovias paraenses não estão pavimentadas e, daquelas com pavimento, 20% estão em estado de conservação ruim/péssimo.
“A partir do diagnóstico, foi elaborado um planejamento estratégico para melhorar a qualidade das rodovias estaduais, que prioriza os corredores de escoamento da produção, áreas com grande quantidade populacional. Nosso objetivo é tentar minimizar os efeitos negativos de quase 20 anos de déficit de investimento na malha estradal”, explicou Pádua Andrade.
Leia mais:Atualmente, a Setran atua em 82 frentes de trabalho em todas as rodovias PAs, o dobro de equipes existentes no ano passado, em um esforço do governo do Estado para melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias paraenses.
Novo cenário
A PA-252 está sendo pavimentada, com previsão de entrega nos próximos meses. Estão sendo reconstruídos 76 quilômetros de extensão da rodovia nos trechos da Perna Sul à Vila de Castanhandeua, no Acará; e entre a Vila de Castanhandeua e a PA-475, já no município de Moju. A PA-252, que é uma via alternativa para quem acessa as regiões sul e sudeste no Pará, tem sido bastante demandada desde abril deste ano, quando umas das pontes da Alça Viária (rio Moju) foi derrubada por uma embarcação clandestina.
A PA-150 começou a ser reconstruída na última segunda-feira (15). Os trabalhos desta contratação serão estendidos por 164 km, dos 332 km que compõem a via. Os demais 166 do trecho de Moju a Goianésia do Pará, que estão em melhor estado, recebem serviços de conservação. Na obra, de mais de R$ 75 milhões, serão executadas limpeza das pistas e acostamentos, restauração, reconstrução, conservação e manutenção do pavimento, além de tratamento do sistema de drenagem. A rodovia receberá ainda nova sinalização.
A Setran instalou também na PA-150 a primeira balança de pesagem dinâmica por eixos. O equipamento foi implantado no quilômetro 122. Fixado no lado esquerdo da rodovia, sentido Tailândia-Moju, o sistema móvel de pesagem tem capacidade para funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana.
O funcionamento da balança será monitorado pela Secretaria de Transportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa). O sistema está apto a efetuar a pesagem dinâmica de todos os veículos de carga em velocidade mínima de 6 km/h, com a capacidade de até 150 veículos por hora.
Na PA-287, seis pontes estão sendo construídas. A via passou por manutenção em julho deste ano, quando recebeu operação tapa-buraco e reposição de sinalização horizontal de um trecho de 100 km. A rodovia dá acesso a Redenção, Conceição do Araguaia e as outras cidades do sul do Pará.
Na PA-151, já foram iniciados os serviços de conservação na última sexta-feira (18), e também está sendo construída uma ponte sobre o rio Meruu, uma antiga reivindicação da população do Baixo Tocantins.
A PA-483 (Alça Viária) passa por manutenções periódicas, incluindo três de suas quatro pontes (Guamá, Acará e Moju). A Rio Moju está com seu vão central sendo reconstruído desde abril deste ano.
Além das obras de conservação, as PA-150 e 483, inclusive o complexo de quatro pontes, fazem parte do projeto de concessão para a iniciativa privada, cujo estudo está sendo realizado para beneficiar cerca de 600 quilômetros de rodovias, entre elas, também a PA-475. (Agência Pará)