Correio de Carajás

Liga Cultural pechincha apoio ao Festejo Junino

Liga Cultural pechincha apoio ao Festejo Junino
Grupos juninos foram ao Plenário da Câmara esta semana clamar por ajuda com emendas impositivas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Representantes de quadrilhas juninas e bois-bumbás de Marabá estiveram em grande número na sessão desta terça-feira, 19 de novembro, na Câmara Municipal de Marabá para apresentar o trabalho que vem sendo desempenhado e clamar por ajuda dos vereadores para fortalecer ainda mais o vento por meio de emenda impositiva.

Ademar Gomes Dias, representante da Liga Cultural de Marabá (LICMAR), usou a tribuna e apresentou o conteúdo junino produzido no município. Uma apresentação em power point ele discorreu a história do movimento junino no município. “A Liga Cultural de Marabá tem 4 anos de existência e surgiu pela consciência de que juntos somos mais fortes”, considerou.

Ademar informou que a Liga reúne os grupos culturais que geram conteúdo artístico no município, levando o nome de Marabá ao cenário regional e nacional. “Estamos trabalhando no resgate. Tínhamos mais de 70 grupos juninos e houve uma decadência no passado e chegamos a ter apenas 15. Hoje, a liga possui 33 agremiações juninas e 6 grupos de boi-bumbá”.

Leia mais:
Ademar Gomes representou os grupos juninos na tribuna de pires na mão

Ele sugeriu que os vereadores visitem os movimentos culturais juninos e façam um passeio por sua história. “As ações desse segmento têm um custo muito alto. Nosso festejo é o maior do Estado do Pará. Precisamos de incentivo dos vereadores através de emendas impositivas para o fortalecimento e a continuidade do movimento junino em Marabá”, clamou.

Márcio do São Félix, autor da solicitação para uso da tribuna da LICMAR, disse que as juninas e os bois-bumbás fazem parte da grande festa de Marabá, que movimenta toda a cidade. Para ele, os produtores culturais são grandes guerreiros que levantam a bandeira deste segmento, persistem e se dedicam muito para realizar o trabalho. “Moramos em um município grande e temos que ver e refletir sobre uma Marabá sem esse grande movimento de quadrilha. Por trás da apresentação tem muito trabalho e dedicação. A Liga foi criada para fortalecer o movimento. Temos de pensar juntos e com as nossas emendas de bancada e tentar contemplar a cultura marabaense. Se com 8 mil reais de subvenção eles conseguem fazer tudo isso, imagine com mais investimento?”.

Na avaliação do vereador Gilson Dias, não é fácil realizar um trabalho com resultado positivo, ainda mais sem grande investimento. “Fui brincante de quadrilha na década de 70 em Marabá. A falta de incentivo fez com que muitas quadrilhas e bois-Bumbás desaparecessem”, lamentou.

Vários vereadores reconheceram a importância do movimento cultural e garantiram que vão destinar parte de suas emendas para os grupos juninos. Badeco do Gerson foi um deles. Disse que destinou R$ 50 mil para a cultura ano passado e este ano, sendo que R$ 25.000 para os grupos juninos “Este ano farei novamente”, sustentou.

Marcelo Alves destacou a importância da mobilização dos grupos que estão na Câmara. “Quem quer ter acesso ao recurso público tem de se organizar. Marabá tem um potencial cultural e artístico muito grande. Vou destinar parte de minha emenda para comprar os tecidos utilizados pelas quadrilhas juninas. Cada um pode destinar um pouco”.

O vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, fez um discurso conclamando para que os valores culturais de Marabá tenham maior destaque e visibilidade. “Marabá tem na cultura enraizada a questão da quadrilha. Temos como exemplo Parintins, que a cidade vive e abraça os bois da cidade. Outro exemplo é Alter do Chão, Santarém, que também tem uma grande produção cultural e atrai turistas. Devemos fazer o mesmo”, sugeriu.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, disse que participou de vários eventos culturais em Marabá da cultura e reconhece que a Secult tem contribuído para o fomento das ações culturais do município. “Este Parlamento tem trabalhado para aproximar a comunidade, trazer a população para dentro da Câmara. Destinamos emendas impositivas, criamos leis de incentivo à cultura e esporte (Frederico Morbach), promovemos até sarau cultural na Câmara, tudo para ajudar os produtores e movimentos culturais. “Tenho muito orgulho do trabalho do movimento junino em Marabá. Muitas vezes o produtor cultural se dedica e coloca até seu dinheiro no trabalho, mesmo tendo pouco até para seu sustento. Temos uma cultura forte, e podemos melhorar mais ainda. Nosso movimento junino é referência nacional”, reconheceu.

Comentários

Mais

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a primeira dose da vacina contra a…
CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou hoje (27) que identificou o problema que está causando indisponibilidade…
Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

O Pará recebeu, na tarde desta terça-feira (27), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 180.100 mil doses…
Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou na noite de segunda-feira (26) que concluiu a aquisição da Sode Intermediação de Negócios, uma…
MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

Durante a manhã de sábado, (24) no salão do júri do Fórum da Comarca de São Geraldo do Araguaia ocorreu…
É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

Falso São falsas postagens afirmando que a música utilizada pela ginasta Rebeca Andrade na classificatória da ginástica artística da Olimpíada…