Correio de Carajás

Empresário encomendou morte de Diogão e Policial do Maranhão atirou

INVESTIGAÇÃO

O empresário Diogo do Betão é acusado de ser o mandante do crime e foi preso em casa
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Seis pessoas estão presas desde esta quinta-feira (28) por envolvimento no assassinato do empresário Diogo Sampaio de Souza, o Diogão, de 38 anos, ocorrido em setembro do ano passado, na Orla de Marabá, sudeste paraense.

A vítima do crime foi o empresário minerador Diogo Sampaio

O crime foi encomendado por outro empresário do ramo da mineração de manganês: Diogo Costa Carvalho. Conforme a Polícia Civil, ele é o responsável por ser o autor intelectual do delito em razão de desavenças e disputas por áreas de mineração.

As investigações identificaram, ainda, que Luís Cláudio de Araújo, cabo da Polícia Militar do Estado do Maranhão, foi o responsável por efetuar o disparo de arma de fogo que ceifou a vida da vítima, mediante a promessa de pagamento de recompensa.

Leia mais:
“Operação envolveu 100 policiais e prendeu vários envolvidos”

Como já divulgado ontem pelo Correio de Carajás, outro policial militar está envolvido no crime, Trata-se de Diego Silva dos Santos, da Polícia Militar do Pará, acusado de ser o responsável por monitorar a vítima e repassar as informações para os executores.

Os outros presos são Carlos Lázaro Paiva Junior, responsável por conseguir o veículo utilizado no crime; Shirliano Graciano de Oliveira, que teria intermediado as negociações entre os executores e o autor intelectual do delito; e Pablo Antônio Alves Rodrigues, que realizou o aluguel do veículo utilizado no crime portando um documento falso.

 

Conforme a Polícia Civil, os dois empresários – vítima e acusado –- possuíam grandes empresas de mineração em áreas contíguas, o que gerava disputas entre os dois. Diogo Sampaio foi atingido por arma de fogo calibre 12, com munição do tipo knock hex, enquanto estava a caminho da casa dos sogros. O crime foi gravado por câmeras de segurança, o que possibilitou identificar o veículo utilizado pelo criminoso.

Durante a operação Tora Bora, a Divisão de Homicídios da Polícia Civil, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e da Polícia Civil do Estado do Maranhão, cumpriu oito mandados de prisão, sendo sete preventivas e uma temporária. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Criminal de Marabá.

Ao longo da ação policial, foram apreendidas diversas armas de fogo – pistola glock calibre .40, espingarda calibre 12, revolver calibre 22, pistola PT100 e pistola G2C –, munições, equipamentos eletrônicos documentações e uma quantidade de maconha.

A operação foi desencadeada em Marabá, Parauapebas e Belém, no Estado do Pará, e em Imperatriz e Açailândia, no Maranhão, com o apoio de aproximadamente 100 policiais civis. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Um caso curioso teve início no último domingo (5), com um assalto a mão armada contra Marcilene Siqueira do Santos,…
Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Cassiano Araújo Silva, de 32 anos, acusado do assassinato da ex-namorada, a adolescente Kesia Alves Bezerra, de 17 anos, recebeu…
Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Uma carreta com carregamento de hortifrúti tombou na Rodovia PA-287, entre Redenção e Conceição do Araguaia, sul do Pará. O…
Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Raimundo Nonato Cruz, de 66 anos, foi sequestrado por volta das 13 horas desta terça-feira (7). O idoso estava em…
Assassinado na VS-10 é identificado

Assassinado na VS-10 é identificado

Foi identificado o homem morto nesta segunda-feira (6) na divisa entre os bairros São Lucas II e Morada Nova, no…
Homem é preso por agressão à companheira

Homem é preso por agressão à companheira

Na noite desta segunda-feira (6), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica registrada no Vale…