Correio de Carajás

Policial está entre os presos pela morte de Diogão na orla

MARABÁ

Diego foi preso nesta quinta-feira em Marabá
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O policial militar Diego Silva dos Santos, que já foi lotado em Marabá até recentemente, está entre os presos em uma operação deflagrada nesta quinta-feira (28) pela Polícia Civil em decorrência do assassinato de Diogo Sampaio de Souza, de 38 anos, o Diogão.

O homicídio foi registrado em vídeo no ano passado, na Orla Sebastião Miranda, em Marabá, onde o militar foi preso. Duas outras pessoas foram capturadas em Parauapebas, sendo uma delas identificada até o momento apenas pelo apelido de Balão.

Leia mais:

Os mandados de prisão preventiva são oriundos da 3ª Vara Criminal de Marabá e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Belém. O Correio de Carajás conversou com o advogado do policial, Arnaldo Ramos, que informou estar tendo acesso ao conteúdo da investigação e que pretende pleitear pela revogação da prisão do cliente.

A defesa argumenta que a prisão é extemporânea, uma vez que, segundo o Código de Processo Penal, só deveria ser decretada se houvesse fatos novos que viessem a justificar a medida, o que, afirma, não aconteceu.

A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre a operação e não houve a divulgação de detalhes do caso.

Em Parauapebas, dois homens foram presos. Não foram divulgados detalhes/ Imagem: Mateus Cirilo

No dia 22 de setembro de 2020, Diogão foi assassinado na Avenida Getúlio Vargas, perto da Orla Sebastião Miranda, no início da noite, horário onde o fluxo de pessoas e de veículos é intenso no local.

Além da grande concentração de pessoas no local, a ação criminosa foi flagrada por câmeras de segurança. O pistoleiro estava em um Fiat Way branco, parado do outro lado da rua, entre 12 e 14 metros de distância do alvo.

As imagens mostram o momento exato do crime, mas não há registro de estampido, não há sinal de faísca produzida pelo disparo e tampouco o cano da arma é vislumbrado.

Vários elementos estão em cena no momento em que o pistoleiro executa a ação. Um carro está passando pela rua, quase se posicionando entre o atirador e Diogão, assim como um lavador de carros também cruza o percurso da bala com um balde em mãos.

Em pé, a vítima conversava com um casal de idosos, mas apenas ela foi atingida. O baleamento ocorre às 18h16min e 23 segundos, sendo que cinco segundos depois o Fiat com o pistoleiro arranca do local.

A necropsia do Instituto Médico Legal (IML) revelou que foram efetuados dois tiros que atingiram as costas da vítima, praticamente no mesmo ponto.

Em 2011, Diogão já tinha sofrido um atentado a bala, em uma barbearia na Folha 16, na Nova Marabá. À época, ele foi alvejado com cinco tiros, mas sobreviveu.

No dia da morte, o homem, que possuía porte de arma, estava armado, o que não foi o bastante para protegê-lo.  (Luciana Marschall e Chagas Filho)

OBSERVAÇÃO

Quando esta notícia foi publicada, no final da manhã, informava que o policial Diego Silva dos Santos atuava na 1ª CIME (Companhia Independente de Missões Especiais).

Todavia, a Reportagem tomou conhecimento, via major Pinheiro, comandante da 1ª CIME, por volta de 14h05 desta quinta-feira, 28, que o policial Diego Silva dos Santos, no momento da prisão, estava lotado no município de Afuá, na região de Marajó, e que não faz mais parte dos quadros daquela Companhia há cerca de três anos.

Comentários

Mais

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Um caso curioso teve início no último domingo (5), com um assalto a mão armada contra Marcilene Siqueira do Santos,…
Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Cassiano Araújo Silva, de 32 anos, acusado do assassinato da ex-namorada, a adolescente Kesia Alves Bezerra, de 17 anos, recebeu…
Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Uma carreta com carregamento de hortifrúti tombou na Rodovia PA-287, entre Redenção e Conceição do Araguaia, sul do Pará. O…
Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Raimundo Nonato Cruz, de 66 anos, foi sequestrado por volta das 13 horas desta terça-feira (7). O idoso estava em…
Assassinado na VS-10 é identificado

Assassinado na VS-10 é identificado

Foi identificado o homem morto nesta segunda-feira (6) na divisa entre os bairros São Lucas II e Morada Nova, no…
Homem é preso por agressão à companheira

Homem é preso por agressão à companheira

Na noite desta segunda-feira (6), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica registrada no Vale…