Correio de Carajás

Nagilson Amoury

Nagilson Amoury

Paciente Cirúrgico III

Dando continuidade ao tema paciente cirúrgico, existe uma clara consciência mundial que o paciente desfavorecido por desnutrição responde de forma pior à doença, à lesão e à cirurgia. A desnutrição poderá não ser óbvia ao exame físico e deverá ser investigada. Por isso na revisão da história pregressa, é importante considerar o passado nutricional do …

Paciente Cirúrgico III Leia mais »

Paciente Cirúrgico II

Dando continuidade ao tema avaliação de paciente cirúrgico. Os detalhes da história pregressa do paciente cirúrgico poderão iluminar áreas obscuras da doença atual. Diz-se que indivíduos que estão bem quase nunca ficam doentes e que indivíduos que estão doentes quase nunca estão bem.       E verdade também que um paciente que apresenta uma história longa …

Paciente Cirúrgico II Leia mais »

Paciente Cirúrgico

      O manejo de doenças cirúrgicas requer não apenas a aplicação de habilidades técnicas e o treinamento nas ciências básicas para os problemas de diagnóstico e tratamento, mas também uma simpatia genuína e afeto pelo paciente.        Segundo Englebert Dunphy, o cirurgião deverá ser um médico no sentido antigo, um cientista aplicado, um engenheiro, um …

Paciente Cirúrgico Leia mais »

LIPOASPIRAÇÃO II

Antes da anestesia o paciente deve ser marcado com canetas especiais em posição ortostática, de forma estática e dinâmica. Essa marcação deve ser usada como referência durante o ato operatório. O paciente deve ser posicionado na mesa cirúrgica de maneira que o cirurgião tenha livre acesso às áreas tratadas, podendo haver mudança de decúbito durante …

LIPOASPIRAÇÃO II Leia mais »

VARÍOLA II

A varíola era endêmica em todos os países do mundo, e existia em duas formas: varíola minor e varíola major. A varíola major era uma doença grave, com uma taxa de mortalidade superior a 20% em pessoas não-vacinadas, enquanto a varíola minor era uma infecção mais branda, com mortalidade inferior a 1%.       As duas …

VARÍOLA II Leia mais »

VARÍOLA

      A varíola major é uma doença extremamente contagiosa caracterizada por febre, erupção vesicular e pustular e uma elevada taxa de mortalidade. Uma forma mais branda (varíola minor) seria causada pelo mesmo vírus.       A erradicação global da varíola foi anunciada oficialmente em 1989, marcando uma das maiores proezas da medicina moderna. Na década de …

VARÍOLA Leia mais »

Cirurgia das unhas

Denomina-se unha encravada quando a margem ungueal irrita e penetra os tecidos vizinhos, em que há lesão da pele nas dobras laterais, com instalação de infecção crônica e formação de tecido de granulação. A esse quadro, que pode estar presente total ou parcialmente, denomina-se unha encravada. Essa afecção se verifica mais comumente no hálux. A …

Cirurgia das unhas Leia mais »

Doenças da unha

As unhas, lâminas córneas que se inserem nas extremidades dos dedos e artelhos, desenvolvem-se no feto como espessamentos epidérmicos e servem de proteção às extremidades digitais. À zona córnea apresenta uma parte distal, o corpo, e uma proximal, a raiz. A unha é aderente ao leito ungueal. Em correspondência à raiz está a matriz, a …

Doenças da unha Leia mais »

Picada de insetos

      A alergia à picada de inseto, conhecida como estrófulo, gera sintomas como vermelhidão local e coceira intensa. Alguns indivíduos podem ter reação alérgica exagerada (choque anafilático) caracterizada por queda da pressão arterial e extrema dificuldade em respirar devido ao edema de glote.       O maior risco das picadas de inseto está na possibilidade do …

Picada de insetos Leia mais »

Doença Inflamatória crônica dos intestinos II

Para não se estimular ainda mais o intestino quando se está em crise com diarreia, o paciente não deve comer condimentos picantes, nem alimentos que contenham muitas fibras insolúveis, como cascas das frutas, verduras e alguns tipos de cereais. É bom evitar também leite e derivados que podem aumentar o processo de fermentação e causar …

Doença Inflamatória crônica dos intestinos II Leia mais »