Correio de Carajás

Doença Psicossomática

Coluna Dr. Nagilson

Coluna Dr. Nagilson

Nagilson Amoury

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Somatizar acaba sendo um tipo de sofrimento emocional que se manifesta sob a forma de queixas físicas. Aparece mais como um sintoma, encontrado em muitos estados emocionais, do que como uma doença específica.

O emocional abalado pode afetar o sistema digestivo. Assim, a ansiedade, o estresse e as emoções fortes podem interferir diretamente no processo de digestão do trânsito alimentar. Isso ocorre porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro pelas suas ramificações.

As emoções podem determinar se o intestino é preguiçoso ou acelerado, dependendo do humor ou estresse. Qualquer interferência pode causar cólicas, diarréias, úlceras, gases, dores abdominais, prisão de ventre a até doenças mais sérias, como a síndrome do intestino irritável, um distúrbio funcional sem causa anatômica e nem lesões que o justifiquem.

Leia mais:

A ansiedade proporciona, por exemplo, as mudanças no desempenho físico quando um cachorro feroz avança sobre a pessoa, na fuga de um incêndio, nos apuros no trânsito, diante das agressões e assim por diante. Situações abstratas também desencadeiam ansiedade, como por exemplo, na perspectiva de demissão, dos compromissos financeiros mais difíceis e assim por diante

Muitas pessoas queixam-se de problemas intestinais, como cólicas, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de prisão de ventre e diarreia, sensação de que o intestino não foi esvaziado completamente com a evacuação. Esses sintomas são comuns a muitas doenças intestinais. Entre os vários fatores capazes de interferir na saúde digestiva as emoções têm participação destacada.

A psicossomática estuda a relação existente entre o corpo e a mente, buscando compreender como estes influenciam um ao outro. Se interessa, também, pelo entendimento de como se realiza o processo de somatização no indivíduo, considerando também a cultura, as crenças e os valores que o compõem e o identifica na construção da sua personalidade.

  De modo geral o estresse se traduz na ansiedade, uma atitude fisiológica (normal) e responsável pela adaptação do organismo às diversas solicitações existenciais. É através das emoções que expressamos nossos sentimentos, sensações, algo de origem muito particular presente na vida do indivíduo. A emoção é entendida como um componente cognitivo, onde o sistema límbico é o agente gerador.

O termo psicossomático designa a interface entre os processos somáticos e psicológicos. O termo psicossomático não deve ser utilizado no sentido de causalidade, mas de várias relações existentes entre a mente e o cérebro, entre fenômeno e processo a serem observados tanto em termos psicológicos quanto somáticos.

As manifestações orgânicas ou somáticas são formas de expressão das emoções no enfrentamento de situações vivenciais. Quanto menos eficientes são os mecanismos psíquicos e cognitivos de sentir, falar e agir, mais o sistema somático é utilizado para expressar emoções. A somatização ocorre quando os sintomas envolvidos dizem respeito aos órgãos e sistemas, mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Um dos primeiros passos para o tratamento dos pacientes somatizados deve ser conscientizá-los sobre a importante participação dos fatores emocionais nos sintomas queixados, tentar uma mudança no significado cultural de suas doenças e incentivar maior honestidade pessoal sobre sua natureza emocional.

Conclui-se assim que por meio da compreensão psicossomática os sintomas sejam analisados não como algo a ser eliminado, mas como mensageiros de um apelo a ser compreendido e a partir desta compreensão se poderá, juntamente com o indivíduo, entender o significado do adoecer e do viver, num processo de conscientização de que o mesmo é protagonista do seu processo de cura.

* O autor é especialista em cirurgia geral e saúde digestiva.

         

Comentários

Ciência Médica

Os médicos tratam pessoas há milhares de anos. A primeira descrição escrita de um tratamento médico é do Egito antigo…

Apendicite Aguda

A apendicite aguda corresponde à inflamação do apêndice no ceco, que é uma pequena estrutura localizada no lado direito do…

Sangue oculto nas fezes

O exame de sangue oculto das fezes avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não…

Doenças causadas pelo cigarro

O fumante chega a viver cerca de dez anos menos do que um não fumante. As substancias que são introduzidas…

Doença Psicossomática

Somatizar acaba sendo um tipo de sofrimento emocional que se manifesta sob a forma de queixas físicas. Aparece mais como…

Morte Súbita

Morte súbita cardíaca é uma emergência médica séria que põe em risco a vida. Durante uma parada cardíaca súbita, o…