Correio de Carajás

Campanha segue por recursos para tratamento do Dr. Naves em SP

ARRECADAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Família do veterano médico marabaense precisou levá-lo para São Paulo, para uso da tecnologia de ECMO na luta contra a covid

Tomou conta das redes sociais nos últimos quatro dias uma campanha de arrecadação financeira em prol da recuperação do médico José Divino Naves, o Dr. Naves, um dos profissionais mais queridos e respeitados de Marabá. Acometido de covid-19, ele teve o seu estado agravado no final de semana e a sua maior chance de sobrevivência passou a ser o uso de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). Para tanto, ele foi transferido para São Paulo e, lá, segue o tratamento, ainda em estado delicado. De outro lado, a família e amigos tentam levantar dinheiro para custear o hospital.

Existe uma “vaquinha” eletrônica, pela qual o doador faz a sua colaboração por um site e também a opção de depósito direto, via PIX. Em vídeo emocionado na tarde de ontem (10), a filha mais velha dele, a também médica Roberta Naves, explicou as razões para a família ter de pedir auxílio dos amigos. Segundo ela, o tratamento incialmente orçado em R$ 1,2 milhão, pode chegar a custar mais de R$ 2 milhões, pois a previsão é de que Naves passe mais de 40 dias internado.

Ela explicou que apenas tirá-lo de Marabá não resolveria o problema e mesmo a transferência dele em UTI aérea já teria de ocorrer com o auxílio da ECMO e assim foi feito no domingo (9), quando ele foi embarcado rumo a São Paulo. Uma equipe do Hospital Sírio-Libanês veio buscá-lo.

Leia mais:

“Eu conversei com a equipe médica ontem (domingo) e eles conseguiram deixar o meu pai estável, que até então ele estava instável. Isso significa que ele não tem uma chance imediata de ir a óbito. Mas ele está estável, ainda gravíssimo, com mais de 90% do pulmão comprometido”, explicou para em seguida dizer que será necessário ter paciência e uma vitória por dia.

Nas redes sociais, muito apoio e palavras de carinho de pacientes que foram atendidos ou tiveram a vida salva pelo veterano médico e que estão compartilhando o pedido de ajuda, além de fazer doações.

O QUE É O TRATAMENTO

Capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é um equipamento de alta complexidade que, infelizmente, vem crescendo em popularidade em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A máquina pode ser usada em pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, e possibilita substituir a atividade só do coração ou do pulmão, o que vem sendo feito com frequência por causa dos graves problemas respiratórios que a covid-19 traz.

Embora a descrição possa ser semelhante a do ventilador mecânico, a ECMO tem ação mais complexa. “O respirador não substitui a função do pulmão do paciente, apenas fornece um fluxo de ar para o interior deles. Já a ECMO funciona como um pulmão adicional para pacientes com covid-19 cuja função pulmonar foi muito reduzida, e possibilita que o paciente tenha tempo e condição clínica para se recuperar”, explica o médico Celso Freitas.

A técnica faz a circulação e a oxigenação artificiais do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres. O procedimento de alta complexidade é realizado em casos graves nos quais o paciente sofre comprometimento severo pulmonar ou circulatório, que poderiam levar a morte, aumentando as chances de sobrevida.

Uma análise feita pelo NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) aponta que o custo do suporte por meio de ECMO ainda é muito alto. (Da Redação)

Comentários

Mais

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Mais uma importante faixa etária, que representa grande parcela da população adulta em geral, será finalmente imunizada contra a covid-19…
Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e roupas xadrez e floridas. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional festejo junino que acontece por todo…
Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em…
Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

A constante falta de médicos em plantões no Hospital Municipal de Marabá (HMM) foi o tema mais debatido na sessão…
Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

O Dia de São João é comemorado nesta quinta-feira (24) e Parauapebas entrou com tudo no clima junino de diferentes…
Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

A Prefeitura de Curionópolis lança, nesta quinta-feira (24), o programa “Obras por toda cidade”. A cerimônia acontece às 16 horas…