Correio de Carajás

Campanha segue por recursos para tratamento do Dr. Naves em SP

Família do veterano médico marabaense precisou levá-lo para São Paulo, para uso da tecnologia de ECMO na luta contra a covid

Tomou conta das redes sociais nos últimos quatro dias uma campanha de arrecadação financeira em prol da recuperação do médico José Divino Naves, o Dr. Naves, um dos profissionais mais queridos e respeitados de Marabá. Acometido de covid-19, ele teve o seu estado agravado no final de semana e a sua maior chance de sobrevivência passou a ser o uso de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). Para tanto, ele foi transferido para São Paulo e, lá, segue o tratamento, ainda em estado delicado. De outro lado, a família e amigos tentam levantar dinheiro para custear o hospital.

Existe uma “vaquinha” eletrônica, pela qual o doador faz a sua colaboração por um site e também a opção de depósito direto, via PIX. Em vídeo emocionado na tarde de ontem (10), a filha mais velha dele, a também médica Roberta Naves, explicou as razões para a família ter de pedir auxílio dos amigos. Segundo ela, o tratamento incialmente orçado em R$ 1,2 milhão, pode chegar a custar mais de R$ 2 milhões, pois a previsão é de que Naves passe mais de 40 dias internado.

Ela explicou que apenas tirá-lo de Marabá não resolveria o problema e mesmo a transferência dele em UTI aérea já teria de ocorrer com o auxílio da ECMO e assim foi feito no domingo (9), quando ele foi embarcado rumo a São Paulo. Uma equipe do Hospital Sírio-Libanês veio buscá-lo.

Leia mais:

“Eu conversei com a equipe médica ontem (domingo) e eles conseguiram deixar o meu pai estável, que até então ele estava instável. Isso significa que ele não tem uma chance imediata de ir a óbito. Mas ele está estável, ainda gravíssimo, com mais de 90% do pulmão comprometido”, explicou para em seguida dizer que será necessário ter paciência e uma vitória por dia.

Nas redes sociais, muito apoio e palavras de carinho de pacientes que foram atendidos ou tiveram a vida salva pelo veterano médico e que estão compartilhando o pedido de ajuda, além de fazer doações.

O QUE É O TRATAMENTO

Capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é um equipamento de alta complexidade que, infelizmente, vem crescendo em popularidade em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A máquina pode ser usada em pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, e possibilita substituir a atividade só do coração ou do pulmão, o que vem sendo feito com frequência por causa dos graves problemas respiratórios que a covid-19 traz.

Embora a descrição possa ser semelhante a do ventilador mecânico, a ECMO tem ação mais complexa. “O respirador não substitui a função do pulmão do paciente, apenas fornece um fluxo de ar para o interior deles. Já a ECMO funciona como um pulmão adicional para pacientes com covid-19 cuja função pulmonar foi muito reduzida, e possibilita que o paciente tenha tempo e condição clínica para se recuperar”, explica o médico Celso Freitas.

A técnica faz a circulação e a oxigenação artificiais do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres. O procedimento de alta complexidade é realizado em casos graves nos quais o paciente sofre comprometimento severo pulmonar ou circulatório, que poderiam levar a morte, aumentando as chances de sobrevida.

Uma análise feita pelo NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) aponta que o custo do suporte por meio de ECMO ainda é muito alto. (Da Redação)

https://www.youtube.com/watch?v=Z33By3nx_9c