Atendimento precário
E os motoristas que exploram em Marabá o transporte acionado por aplicativo seguem sabotando o próprio serviço e o conceito de seus clientes, com as atitudes mais reprováveis. Escolhem as corridas que querem fazer e já elegeram os locais para onde não querem trafegar. Mesmo a corrida da Nova Marabá ao São Félix, que nem é tão distante, está sendo rejeitada pela maioria. Leitor do CORREIO relatava ontem que já estava dentro de um dos carros que aceitou a viajem ao São Félix, mas que o motorista encostou o veículo à altura da Folha 5, antes da ponte, e deu por encerrado o transporte, abandonando os passageiros ali à beira da rodovia.
Concessão da BR-163
Leia mais:Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, , a Deliberação nº 319/2021, que “homologa o resultado do Leilão para concessão do sistema rodoviário da BR-163/230/MT/PA, declarando vencedora a proponente Consórcio Via Brasil BR163, que apresentou o menor valor da tarifa básica de pedágio, nos termos e condições dispostas no Edital nº 02/2021”.
Homologado
A homologação vincula o Consórcio Via Brasil BR163 ao cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão, a serem atendidas nos termos e prazos estabelecidos no Edital nº 02/2021. O contrato está previsto para ser assinado no primeiro trimestre de 2022. O leilão ocorreu em 8 de julho.
A Vale e o resgate
A mineradora Vale previa resgatar na madrugada de hoje todos os 39 trabalhadores que estavam presos na mina subterrânea Totten em Sudbury, Ontário, no Canadá, desde um incidente na tarde de domingo, informou a companhia em comunicado à imprensa. Segundo a Vale, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o “shaft” e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.
A Vale e o resgate II
Os funcionários sairiam por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio da equipe de resgate da Vale, que já alcançou os mineradores e iniciou a movimentação, segundo a empresa. “Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso a água, alimentos e remédios”, dizia o comunicado da companhia. Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos previstos, segundo a companhia, que destacou estar em comunicação frequente com eles desde o ocorrido.
Capacitação
Cerca de 100 produtores já foram capacitados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através do Curso de Inseminação Artificial (IA) na pecuária de corte e de leite. Nesta segunda-feira (27), a secretaria iniciou a programação em mais um município: São Domingos do Araguaia, na Região de Integração de Carajás. A capacitação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Capacitação II
Semana passada, a Sedap concluiu a realização desse mesmo curso no município de Jacundá, na Região de Integração Lago Tucuruí. A programação foi uma realização da Coordenação de Produção Ani
mal e da Gerência Regional de Carajás da Sedap que também coordenou a ação em Rio Maria, Pau D’Arco e Marabá, municípios que já receberam a capacitação.