A Companhia de Dança Yaguara, com 40 integrantes, chega nesta segunda-feira (25) a Joinville (SC) para participar do 39º Festival de Dança da cidade. O grupo de Marabá será o único representante do Pará no evento, tido como um dos maiores da América Latina. Classificado em quatro categorias, o Yaguara mais uma vez defenderá coreografias regionais do Norte do País. O festival começou no dia 19 de julho.
Pouco antes do embarque, o grupo se dedicou aos últimos ajustes e contou ao CORREIO sobre os preparativos finais e como estão os ânimos às vésperas do festival.
“Estamos aqui com a produção, acertando os últimos detalhes, corrigindo algumas coisinhas de figurino, para que a gente consiga levar o nosso melhor e sermos representantes do nosso estado no maior festival de dança do mundo”, explica Claudio Roberto, coreografo e diretor da Cia.
Leia mais:A bailarina Samilly Silva compartilhou com a Reportagem do CORREIO sua expectativa para o festival: “É um espetáculo grande, todo mundo espera que a gente ganhe alguma coisa, estamos treinando a muito tempo”. Samilly, assim como toda a companhia, almeja trazer mais um prêmio para o Pará.
O figurinista Francisco Taveira, há sete anos no Yaguara, é o atual figurinista do grupo. Esta é a primeira vez que ele participa do Festival de Dança de Joinville, um sonho que está sendo realizado. “É um grande sonho que eu estou realizando, fazendo tudo com muita alegria, com bastante emoção e no final tudo vai dar certo. Nossa expectativa é chegar lá, dar nosso melhor e voltar com o prêmio de campeão”, compartilha o jovem.
O grupo irá apresentar a coreografia Encantos do Sairé no dia 26 de julho. Os bailarinos esperam que o grupo vá para a Noite dos Campeões, no dia 30, garantindo o retorno à competição no próximo ano. (Luciana Araújo)