Correio de Carajás

Violência na região cai mais da metade nos 5 primeiros meses

Os números são parciais, mas um relatório feito pela Polícia Militar revela redução considerável nos casos de homicídios e de roubos nos 16 municípios que integram da 10ª Regional Integrada de Proteção Social (10ª RISP). Os dados traçam comparativo entre os cinco primeiros meses de 2018 e os cinco primeiros meses de 2019, com a ressalva de que os números deste mês de maio dizem respeito somente até o dia 20. Mas a redução é acentuada.

Em 2018, a região registrou 51 homicídios entre janeiro e maio, contra 21 confirmados até aqui, o que representa uma queda de 59% (em números redondos). No tocante, aos roubos, os números caíram de 610 para 269, o equivalente a uma queda de 56%.

Em relação aos casos de roubos, o município que teve mais casos na região foi Parauapebas 246 nos primeiros cinco meses de 2018, caindo para 126 ocorrências de 1º de janeiro até o último dia 19. Em segundo vem Marabá, que caiu de 239 para 101 roubos.

Leia mais:

Quanto aos homicídios, as posições entre Marabá e Parauapebas se invertem. Marabá vem em primeiro e Parauapebas aparece em segundo lugar.

Perguntado sobre os motivos para essa redução, o delegado Vinícius Cardoso das Neves, da Polícia Civil em Marabá, disse que os casos de homicídio deram uma diminuída nos últimos dias devido ao trabalho que vem sendo feito por todos os órgãos de segurança existentes no município.

“A Polícia Militar teve agora a oxigenação com mais 100 praças aqui na região, além da criação do 34º Batalhão, que aumentou a força da instituição”, observa o policial, acrescentando que o Departamento de Homicídios, da Polícia Civil, também vem fazendo um bom trabalho na investigação dos crimes. “Muitos deles estão sendo elucidados”, resume.

Os municípios atendidos pela 10ª RISP são Marabá, Brejo Grande do Araguaia, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, São João do Araguaia, Itupiranga, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. (Chagas Filho)