Correio de Carajás

Estudantes menores de idade são detidos bebendo cachaça

Cinco alunos menores de idade de uma escola pública foram detidos pela Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) na tarde de ontem, quarta-feira, 22, na Praça Mahatma Gandhi, no Bairro Cidade Nova, por consumo de bebida alcoólica. O dono do estabelecimento comercial que vendeu a bebida aos alunos também foi conduzido para a 20ª Seccional Urbana de Polícia de Parauapebas.

Dos cinco alunos, duas são meninas de 13 e 14 anos. Os meninos têm idade entre 14 e 16 anos. De acordo com informações da Guarda Municipal, por volta das 16 horas, a guarnição foi acionada via Centro de Controle Operacional (CCO) que na Praça Mahatma Gandhi havia adolescentes ingerindo bebida alcoólica.

Os guardas municipais foram até o local fazer averiguar a ocorrência e flagraram os menores bebendo cachaça. Na abordagem aos adolescentes, foi indagado onde eles tinham comprado a bebida.

Leia mais:

Eles disseram que um deles tinha comprado a cachaça em um comércio localizado na rua A, pertencente a Carlinho Rodrigues, que foi conduzido com os menores para a delegacia. O dono do comercial foi atuado por vender a menor de idade bebida alcoólica.

Ele vai responder pelo crime segundo o artigo 243 da Lei 8.069/1992 – do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.

Ainda de acordo com o ordenamento legal previsto no ECA, a pena é de detenção de dois a 4 quatro anos ou multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Tina Santos)