Correio de Carajás

Vereadores cobram construção de Centro de Zoonoses em Parauapebas

Animais de grade porte representam risco de acidente no trânsito de Parauapebas / Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Devido ao grande número de animais que perambulam pelas ruas de Parauapebas, a construção na cidade de um Centro de Zoonoses voltou a ser discutida na sessão de ontem, terça-feira, 2, da Câmara Municipal (CMP). O assunto foi puxado pelo vereador Joel Pedro Alves, o Joel do Sindicato (DEM).

De acordo com o vereador, o grande número de animais circulando pelas ruas da cidade é um risco não só à saúde da população, como transmissão de doenças, mas também de acidentes que podem causar a morte da pessoa e do animal.

Ele observou que é comum se deparar nas vias da cidade com animais de grande porte, como cavalos e jumentos, que são deixados soltos pelos donos para se alimentar da vegetação ao longo das avenidas e ruas.

Leia mais:

“Quando acontece um acidente envolvendo um animal desses nunca aparece o dono para reparar os danos ao dono do veículo. Além do mais, em um desses sinistros a pessoa pode vir a óbito ou ficar com sequelas para o resto da vida. Quem paga por isso?”, questionou o vereador.

Ele observou que existe uma área grande na cidade, que poderia ser destinada à construção do centro, para recolher esses animais. Segundo ele, o município também precisa responsabilizar os proprietários que deixam os bichos soltos pela cidade.

O vereador Francisco do Amaral Pavão (MDB), líder do governo, também cobrou mais empenho na construção de Centro de Zoonoses em Parauapebas. Segundo ele, isso até desafogaria mais os centros de saúde, alegando que parte dos atendimentos nas unidades é decorrente de pessoas com doenças causadas por animais.

“Os animais estão causando doenças à população e é preciso tomar medidas, para retirar esses animais das ruas”, frisou o vereador. Procurada pelo Portal Correio de Carajás, a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) enviou nota informando que o projeto está em fase de conclusão e é uma das prioridades deste governo.  (Tina Santos)

Comentários

Mais

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser…
Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou hoje (30) ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de filiação…
Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

O Ministério da Cidadania envia até esta terça-feira (30) mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de recursos recebidos…
Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

O Ministério da Saúde lançou hoje (30) a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e…
Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

O Congresso Nacional analisa na próxima segunda-feira (29) o Projeto de Resolução nº 4/2021, que cria regras para a destinação de…
Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Os parlamentares aprovaram no dia 23 três Projetos de Lei do executivo estadual. O Projeto de Lei Complementar cria a…