Correio de Carajás

Vereadora pede criação de Centro de Especialidades Pediátricas em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1 Visualizações

Como Parauapebas ainda não conta com centro de pediatria na rede municipal de saúde, a vereadora Francisca Ciza (DEM) apresentou indicação na sessão da última terça-feira, 29, da Câmara Municipal (CMP), pedindo ao Executivo a criação de um Centro de Especialidades Pediátricas. Ela também apresentou indicação solicitando ao governo o fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente no município.

A vereadora defende a proposição, de nº 178/2018, observando que Parauapebas não dispõe de especialistas nas diversas áreas ligadas à pediatria, tanto na rede pública quanto na privada, que se fazem necessárias para melhor o atendimento e prestação de serviço de qualidade para crianças e os adolescentes.

Ela destaca que a falta de centros especializados em pediatria dificulta o diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento dessa faixa etária. A vereadora argumenta ainda que o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) gera mais custos ao município, sem contar a demora no diagnóstico, que pode gerar mais comprometimento ao organismo, provocando sequelas graves.

Leia mais:
Vereadora pede criação de Centro de Especialidades Pediátricas

“Além do alto estresse, dúvidas e angústias da família, que precisa sair da cidade para ir para outro local, longe de casa, em busca de tratamento para a criança”, frisa. A vereadora sugere que o município venha, nesse centro, disponibilizar entre as especialidades diversas, atendimento ambulatorial em alergia, imunologia, pneumologia, neurologia, gastrologia, cirurgia, entre outras.

“Com a implantação do centro, teremos redução de custos com diversos serviços que a Secretaria Municipal de Saúde já possui instituídos, como Programa de Leites Especiais, TFD e, principalmente, daremos atendimento digno e em tempo hábil às nossas crianças”, defende ela.

Rede de proteção

Quanto à Rede de Proteção, requerida pela Indicação nº 179/2018, a vereadora solicita que o Poder Executivo determine à Procuradoria Geral do Município, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e Divisão de Agentes de Proteção da Infância e Juventude da Comarca de Parauapebas, que providencie a instrumentalização formal e fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente de Parauapebas.

Ela justifica que a causa da criança e do adolescente é de suma importância e propõe que essa rede conte com o apoio de colaboradores, os quais devem ter algum reconhecimento institucional e formal em âmbito municipal, concretizando com a formalização e fortalecimento de um sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente no município de Parauapebas.

“A formalização da rede municipal de atendimento à criança e adolescente reconhece esses jovens como prioridade absoluta quanto ao acesso aos direitos sociais e políticas púbicas expressos no artigo 8° da Lei Orgânica do Município”, lembra Francisca Ciza. (Tina Santos – com informações da Ascom CMP)

 

Comentários

Mais

Lei que obriga escolas a ter Bíblia é inconstitucional, decide STF

Lei que obriga escolas a ter Bíblia é inconstitucional, decide STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, ser inconstitucional lei estadual que obrigue escolas e bibliotecas a…
Lockdowns obrigatórios são vitais para conter covid-19, diz Merkel

Lockdowns obrigatórios são vitais para conter covid-19, diz Merkel

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta terça-feira (13) que sua decisão de pedir ao Parlamento poderes temporários que…
Estado autoriza construção do campus da Uepa em Parauapebas

Estado autoriza construção do campus da Uepa em Parauapebas

O governador Helder Barbalho assinou na tarde desta segunda-feira (12) a ordem de serviço para construção do campus da Universidade…
Governo decreta situação de emergência no sul e sudeste paraense

Governo decreta situação de emergência no sul e sudeste paraense

Em virtude das fortes chuvas nas regiões sul e sudeste paraense, o Governador do Estado, Helder Barbalho, decretou nesta sexta-feira…
Confaz aprova parte da regulamentação da nova Lei do Gás

Confaz aprova parte da regulamentação da nova Lei do Gás

Os estados e o Distrito Federal aprovaram nesta quinta-feira (8) a uniformização e a simplificação das regras tributárias relacionadas ao…
Presidente do BC diz que alta da inflação é temporária

Presidente do BC diz que alta da inflação é temporária

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse hoje (9) que a alta da inflação que vem sendo…