Enquanto os palmeirenses ainda comemoram o título sobre o Flamengo, que deu ao time o terceiro título da Libertadores, a Conmebol já está trabalhando na próxima edição do certame. A entidade divulgou nesta sexta-feira o ranking de clubes para 2022. O ranking é importante porque define a divisão dos potes dos sorteios dos grupos. A notícia boa para os principais clubes brasileiros (Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG) é que eles serão cabeças de chave. Ou seja, não vão ficar no mesmo grupo.
O ranking
De acordo com notícia publicada no site Globo Esporte, o sorteio da fase preliminar da Libertadores ocorrerá na próxima segunda-feira (20) às 12h (de Brasília). Ainda de acordo com o mesmo site, o ranking da Conmebol tem o River Plate no primeiro lugar, seguido de Palmeiras, Boca Juniors, Flamengo e Grêmio. “O top-10 também tem Nacional, Penãrol, Santos, Atlético Nacional e Independiente”, informa o GE.
Leia mais:
Os potes
Diante disso, no pote 1 (cabeças de chave), estão Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional-URU, Peñarol, Atlético-MG e Cerro Porteño. No pote 2, estão Athletico-PR, Libertad, Independiente del Valle, Universidad Católica, Emelec, Corinthians, Colo-Colo e Vélez Sarsfield. No pote 3, Sporting Cristal, Bragantino, Deportivo Táchira, Alianza Lima, Colón, Tolima, Caracas, Millonarios ou Deportivo Cali. No pote 4, por enquanto, estão confirmadas apenas o Always Ready, Talleres, Independiente Petrolero e Fortaleza.
Flu e Coelho
Os outros quatro times do Pote 4 virão da chamada pré-Libertadores, na qual estão ao todo 18 times, entre eles o Fluminense e o debutante América Mineiro. A sorte está lançada!
Bem representado
O Brasil já entra na fase de grupos com sete times: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Athletico-PR, Fortaleza e Bragantino. Caso Fluminense e A,érica-MG avancem, o “País do Futebol” terá nada menos de nove representantes, o equivalente a quase 30% do total de clubes participante do maior torneio das Américas. Ou seja: temos boas chances de ver outro time brasileiro campeão.