Correio de Carajás

Repórter Correio

Superintendência

Ao contrário do que tem sido especulado na cidade, Marabá não deixou de contar com uma Superintendência da Caixa. Segundo Renil Pastana, consultado pelo CORREIO, ele continua respondendo como superintendente Executivo de Varejo, cargo que desempenha há dois anos. O que mudou foi o território de abrangência que ficou menor e a instituição entregou em 2020 as salas que ocupava no edifício Amazon Center, como forma de contenção de custos. A Superintendência funciona hoje no interior da Agência da Folha 32, na Nova Marabá.

Mais agências

Leia mais:

Renil também confirmou ao jornal que o banco está abrindo mais agências no Pará e que já está em andamento o processo para implantação da agência de Itupiranga, a 50 km de Marabá. Já o sul do Pará deverá ganhar agência em Redenção.

Blitz rigorosa

A blitz anticovid-19 promovida pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) de Marabá anda tão rigorosa que nem o próprio poder público está escapando da visita dos agentes. Repórter do CORREIO flagrou quando a equipe deu uma incerta num evento solene da Câmara de Marabá na noite de 16 de dezembro. Era a reinauguração do Memorial Político, com a presença de vários vereadores e convidados.

Blitz rigorosa II

As fiscais (duas mulheres), devidamente identificadas com coletes e crachás, não apenas checaram se as pessoas no ambiente estavam de máscaras, quanto foram à cozinha conferir também o coquetel que seria servido. Equipe do cerimonial da casa logo se prontificou a guiar os fiscais e a passagem da equipe pelo local foi percebida por pouca gente, um sinal de que souberam ser discretos e de que, também, nada encontraram de errado.

Desaparecida

Uma família paraense está vivendo momentos de incertezas e angústia após o desaparecimento de uma jovem de apenas 24 anos. Thalia de Lima Costa é moradora do município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste paraense, e há dois meses informou para a família que iria se mudar para Guaraí, no Tocantins, com umas amigas, em busca de emprego. De acordo com a família, durante esses dois meses, todos os dias, a jovem ligava para os familiares. “Todo dia ela ligava para a mãe, mas, desde o dia 11 de dezembro, ela não entrou mais em contato”, afirma a tia da jovem, Rosilene de Lima. Desde o dia 11 de dezembro, no entanto, o telefone da jovem está desligado e nenhum familiar ou amigo conseguiu contato.

Recesso judiciário

Teve início nesta sexta-feira (17) o recesso do Tribunal de Justiça do Pará e, portanto, dos fóruns das comarcas. Aqui em Marabá, o último dia de atendimento foi bem movimentado. Os servidores do Judiciário retornam no dia 7 de janeiro, com expediente interno. Já os prazos processuais ficam suspensos de 20 de dezembro a 20 de janeiro, o que garante o período de férias aos advogados.

Covid no Brasil

O total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 22.209.020. Em 24 horas, desde ontem, autoridades de saúde registraram 4.079 casos positivos da doença. Ainda há 121.080 casos em acompanhamento de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado. A soma de pessoas que sucumbiram à covid-19 alcançou 617.601. Desde anteontem, secretarias estaduais e municipais de Saúde confirmaram 206 novas mortes.

Covid no Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou nova edição da campanha contra a marcação de cesarianas sem necessidade ou indicação clínica. A medida faz parte do Movimento Parto Adequado, iniciativa voltada a promover boas práticas de saúde materna e infantil. O agendamento do parto por meio de cesariana, realizando o parto em momento distinto de quando o bebê está pronto para nascer, pode provocar riscos tanto à saúde da gestante quanto da própria criança.

Indicador

Conforme o Painel de Indicadores de Atenção Materna e Neonatal, a maioria dos partos em hospitais privados em 2019 (37,3%) ocorreu entre a 37ª e a 38ª semana. Neste momento, os órgãos vitais do bebê ainda estão completando sua formação, razão pela qual a interrupção da gestação pode trazer consequências prejudiciais. O tempo ideal é de 39 semanas. Segundo dados da ANS, 80% dos partos foram por meio do procedimento de cesariana em 2020. No total, foram 484 mil nascimentos, sendo 400,2 mil fazendo uso do procedimento cirúrgico.