Correio de Carajás

Vai pegar estrada no Carnaval? Manutenção do veículo deve estar em dia

Quem vai pegar a estrada neste Carnaval deve estar atento a todos os itens de segurança e com a manutenção do seu veículo, para evitar riscos de acidentes. Fábio Fontes, gerente de uma loja que oferece serviços de manutenção para carros, explica que os veículos precisam passar por vistorias antes de qualquer viajem, para manter a segurança em geral.

“Hoje você viajar, principalmente em dia chuvoso como está sendo comum, é bem perigoso, por exemplo, se você tiver com o pneu liso ou com algum problema de freio”, alerta. A professora Ana Carla, apesar de não ir viajar nesse feriadão, diz estar sempre de olho na manutenção do seu veículo.

MANUTENÇÃO

Leia mais:

“Dependendo do elemento ou da utilização do dia a dia com essa situação de chuva e muitos buracos na nossa cidade, tem uma necessidade de fazer uma manutenção regularmente”, comenta. Ficar adiando a manutenção e continuar rodando com o veículo pelas ruas e estradas pode trazer prejuízos maiores para os donos dos veículos, afirma Fábio Fontes.

“Quando você está com problemas de suspensão ou em uma peça e demorar a trocá-la, ela acaba prejudicando outras coisas. Por exemplo, se um braço de direção está folgado e precisa ser trocado, e isso não é feito de imediato, o carro naquele momento encontra-se desalinhado. Então, além de prejudicar outros componentes da suspensão, ele prejudica diretamente os pneus”, comenta.

PONTOS A SEREM OBSERVADOS

Luzes: O motorista deve verificar se todas as lâmpadas como as dos faróis e setas estão funcionando corretamente. “Se houver algum problema, de forma mais leve isso pode ocasionar em uma multa se, por exemplo, uma lâmpada do farol estiver queimada”, diz Fábio Fontes

Pneus: “Se eles tiverem ruins o veículo não está bem”. Existe um indicador conhecido como “TWI”, que é uma marcação e, independente de marca, sinaliza o limite máximo de desgaste e o momento que a pessoa já deve substituir o pneu.

Freio: Nesse ponto deve ser observado principalmente as condições das pastilhas e discos.

Fluidos: Todos os fluidos do veículo devem ser observados. “O nível do óleo deve ser sempre verificado. Caso esteja abaixo da marcação é necessário fazer a troca”, diz Fábio.

(Diário do Pará)