Junho chegou e com ele a onda de calor mais forte do ano na região amazônica. As temperaturas podem superar os 40° C durante o dia, o que está levando os moradores de Parauapebas a procurarem alternativas para combater os dias mais quentes. Quem comemora são segmentos como clubes, sorveterias e lojas de moda verão, literalmente aquecidos durante a alta das temperaturas.
A reportagem do Portal Correio de Carajás percorreu neste domingo (20) balneários, como um localizado na Palmares II e administrado pela proprietária do espaço, Kátia Lima. Ela contou que a procura pelo clube tem se intensificado nas últimas semanas, mesmo em meio à pandemia, visto que a região do Carajás, onde está localizada Parauapebas, encontra-se ainda sobre algumas restrições estaduais de bandeiramento amarelo.
“O movimento deu uma caída durante a pandemia, nos dando um certo prejuízo, mas agora está tudo certo”, disse Kátia. O local cobra um valor de R$ 10 pela entrada e tem sido majoritariamente ocupado por um público mais jovem, segundo ela. “A partir de 14h tem enchido muito [durante os fins de semana]”, comemora Kátia.
Leia mais:O advogado Deivid Benasor aproveitou o fim de semana de calor para curtir o domingo no recanto. “É sempre uma boa opção procurar um lugar de lazer como este. Parauapebas tem várias opções boas e aqui não é diferente. Vir com a família pegar uma piscina e comer um peixe por aqui é tudo de bom”, afirmou.
As sorveterias também são alvo de quem quer aliviar um pouco o calorão. Em uma delas, localizada na Rua 14, no Bairro União, o clima tem trazido lucro, como informou a gerente Marilene Martins. “As vendas tem melhorado bastante de abril para cá, quando começou a chover menos. Famílias saem e procuram estabelecimentos como o nosso, bem aconchegante e climatizado”.
A gerente explicou que, assim como o balneário onde a reportagem esteve, a sorveteria também recebe o público jovem na maior parte do tempo. Crianças e adolescentes buscam sorvetes, milk shakes, frozens e outras opções para se refrescar. Marilene também comemorou o bom momento. “Pensou em esfriar um pouco a quentura, já vem pra sorveteria!”, convida.
Com os dias aquecidos, a realidade não poderia ser diferente na Rua do Comércio, principal ponto de vendas na cidade, localizado no Bairro Rio Verde. Cryslaine Benevides, proprietária de uma loja de roupas confirmou que não apenas as vestimentas de banho têm sido mais comercializadas, mas também artigos para balneários e acampamento
“As vendas estão melhorando com o passar do verão, e temos uma variedade completa para essas duas seções, que recebem muita procura”. Ela também comemorou os lucros recentes após difícil período da pandemia, apontando para o vasto número de opções da loja, que conta com itens típicos do veraneio como caixas térmicas, tendas, guarda-sóis, jogos de cadeira, barracas e piscinas plásticas.
É esperado que o comércio tenha nova alta após o enfraquecimento das restrições sanitárias, uma vez que a população tem se sentido mais à vontade para sair de casa. Se tudo for feito com cuidado, é possível curtir o clima de verão intenso sem prejudicar a saúde. Para isso, sempre importante reforçar o uso da máscara e do álcool em gel e o distanciamento social. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)