Após dois anos parada, Cássia Martins, de 42 anos, comemora o novo emprego. Contratada em fevereiro, trabalha no setor administrativo de uma clínica, no Bairro Belo Horizonte. A nova oportunidade chegou por meio do serviço do Sistema Nacional de Emprego de Marabá (Sine).
Cássia conta que perdeu o antigo emprego no início da pandemia, quando decidiu procurar o Sine. “Nunca tinha ficado sem emprego. Já saía de uma empresa para outra. Me vi nessa situação e decidi fazer o cadastro. Foram dois anos tentando até que consegui. Passei por algumas entrevistas. Queria saber se o serviço realmente funcionava”, comenta.
Durante o período desempregada chegou a ter início de depressão, mas conta que hoje está feliz no novo emprego. “Passar pelo desemprego é muito ruim. Você fica sem esperança, é desesperador. Além da questão financeira, trabalhar faz com que nos sintamos úteis”, acrescenta.
Leia mais:A clínica Oral Sin realizou a contratação da maior parte dos funcionários por meio do Sistema Nacional de Emprego de Marabá. São três funcionários atuando na empresa contratados pelo Sine. O próprio local da entrevista de emprego realizada pela empresa foi cedido pelo órgão. “Gostamos muito do serviço Sine, foi bem prestado. O relacionamento pessoal, o espaço cedido”, comenta Edlazaro Oliveira, um dos dentistas e sócios da empresa.
Ele também comenta que está satisfeito com o desempenho dos novos funcionários. “Foram ótimas contratações. Estão todos trabalhando muito bem e aprovados”, acrescenta. A empresa abriu as portas em fevereiro deste ano, oferecendo serviços odontológicos, já com os funcionários contratados pelo Sine.
Para Estefany Barros, de 23 anos, o período de contratação durou pouco tempo. Em menos de 2 meses, conseguiu a vaga para consultora de vendas. Ela compareceu no órgão no início de janeiro e no dia 14 realizou a entrevista. Um mês depois, 14 de fevereiro, começou no novo emprego.
“Me falaram do Sine, lembrei que havia feito um cadastro lá com 18 anos. Mas como arranjei um emprego acabei deixando de mão. Quando voltei lá para fazer a atualização, acho que dei sorte, mas as coisas andaram bem rápido, em pouco tempo já estava empregada”, comemora.
O coordenador do Sine, Reinaldo Barbosa de Oliveira, explica que o cadastro de quem procura uma vaga de emprego deve ser atualizado a cada três meses. “Você viu a vaga, vá até o Sine, faz o cadastro ou atualiza, e manifesta o interesse na vaga. Nós fazemos a carta de encaminhamento e direcionamos ao empregador junto com o currículo e ele faz a avaliação para participar do processo seletivo”, reitera.
Walmor Costa, chefe de gabinete da Prefeitura de Marabá, esclarece que os encaminhamentos às empresas já são baseados nos perfis dos trabalhadores, conforme demanda do mercado de trabalho. “O Sine é o caminho mais próximo para as pessoas que querem um emprego porque os empregadores que estão precisando de mão de obra procuram o Sine. E todo mundo que está precisando de um emprego tem que procurar o serviço. A grande vantagem do Sine é que é feita uma triagem, pegando o perfil do trabalhador, e direcionando exatamente para as empresas que estão precisando daquele perfil. Por isso, o caminho mais certo são as pessoas procurarem o Sine”, declara.
No segundo semestre de 2021 foram 2818 pessoas foram encaminhadas aos postos de trabalho por meio do Sine. Só em janeiro de 2022 foram 80 vagas de emprego preenchidas via Sine, sendo 33 para o setor do serviço, 24 para construção e 23 para o comércio.
Para fazer o cadastro é necessário levar CPF, identidade, comprovante de residência, carteira de trabalho física ou digital e certificados de cursos que tenha feito. “Todas as informações são inseridas no cadastro da pessoa e temos um currículo em formato próprio que será passado aos empregadores”, completa.
Para o empregador o cadastro pode ser feito através do telefone 3322-2121 ou do e-mail admsine@hotmail.com. Ele irá preencher um formulário com os dados da empresa e o Sine faz a confirmação para realizar a abertura de vagas. É importante destacar que qualquer empregador pode buscar a contratação pelo Sine, não apenas CNPJ, mas também pessoa física. O serviço é totalmente gratuito.
Você pode acessar as vagas disponíveis diariamente, através do Contrata Marabá no site da Prefeitura da Marabá, assim como nas redes sociais, Facebook ou stories do Instagram.
Serviço: O SINE Marabá fica localizado na Rua 5 de Abril, no núcleo Marabá Pioneira (antigo prédio da Caixa Econômica Federal). Para o empregador que quiser anunciar vagas o e-mail para contato é sineempregomab@hotmail.com e admsine@hotmail.com. O telefone para contato é (94) 3322-2121. (Ascom PMM)