Correio de Carajás

Sespa nega haver suspeita de coronavírus no Pará

Após notícia divulgada em diversos veículos afirmando que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém informou ter sido notificada sobre um caso suspeito de infectado por coronavírus, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) emitiu nota ainda na quinta (27) negando haver qualquer suspeita de pessoas portadora de Covid-19 em território paraense.

Conforme a publicação, o paciente que está internado em um hospital privado não se enquadra nos critérios de casos suspeitos definidos pelo Ministério da Saúde, e, portanto não foi incluído no devido boletim epidemiológico como tal.

Ainda sobre este caso a nota informa que às 14h25 horas do dia 27/02/2020, o CIEVS/SESPA foi informado por profissionais da Vigilância em Saúde do município de Belém de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de um homem de 35 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos da América no dia 05/02/2020, passando pelas cidades de Miami e Nova York, com retorno a Belém no dia 15/02/2020.

Leia mais:

No dia 21/02/2020, acrescenta, foi iniciado com os sintomas de síndrome gripal, procurando atendimento médico na manhã desta quinta, dia 27/02/2020, com febre e desconforto respiratório, sendo classificado e internado no hospital como caso de SRAG.

À tarde, afirma a nota, o quadro do paciente se agravou e ele foi transferido ao isolamento do hospital. “Conforme estabelecido nos Protocolos, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a investigação do caso e coletou amostras biológicas do paciente e as encaminhou ao Lacen, com suspeita inicial de SRAG”, diz o posicionamento.

Por fim, a Sespa informa que cautelarmente, se não for identificado o vírus causador desta síndrome respiratória dentre aqueles esperados para casos como este, a Sespa poderá determinar que a amostra seja utilizada posteriormente para a eventual identificação de Covid-19, mas não o enquadrando como caso suspeito neste momento.

O paciente está sendo avaliando por um médico infectologista que atua em cooperação com as autoridades sanitárias do estado e município.