Com o objetivo de proporcionar uma mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibiliza diversos cursos gratuitos, contribuindo para a profissionalização de milhares de brasileiros em todo o Brasil. Em Marabá, está acontecendo desde a última segunda-feira, 2, um curso de máquinas agrícolas, que está sendo realizado no Parque de Exposições José Francisco Diamantino.
Com 20 alunos matriculados a turma participante está tendo aulas teóricas e práticas sobre trator agrícola, como: operação, cortes de terra, gradeamento, parte mecânica e leitura de painel.
“A maioria dos alunos desta turma são pessoas que já lidam com máquinas agrícolas no dia a dia. Porém, precisamos dar uma lapidada, revisada em alguns assuntos com eles, já que alguns tem certos vícios que precisam ser ajustados”, explica Rogério Brito, instrutor de máquinas agrícolas do Senar.
Leia mais:Para Virgilino Camargo, coordenador do Senar na região de Carajás, o curso é de extrema importância para que se aumente os cuidados em relação às máquinas.
“Muitas vezes existe um automóvel na fazenda e o funcionário pede emprestado e não deixam. Contudo, é entregue ao operador uma máquina de R$ 300 mil para que ele operar. E muitas vezes essa pessoa não tem uma qualificação e noções básicas. Por isso esse curso é tão importante”, explica Virgilino.
Levando o conhecimento ao campo, o Senar aplica seus programas onde há demanda, auxiliando agricultores, pequenos produtores e pecuaristas. Disponibilizando cursos para todos os grupos que sintam necessidade de aprendizado, o Senar capacita e forma profissionais para atuar de forma eficiente no mercado de trabalho.
“Com esse curso de trator agrícola que estamos ministrando, além do conhecimento, ganha-se uma boa produção e a quebra de máquinas cai praticamente para zero, porque os funcionários estão capacitados e vão saber trabalhar de forma correta. As duas partes ganham: o produtor e o colaborador”, fala o instrutor do curso.
Com alguns anos de experiência no setor, Francisco dos Santos, 38 anos, trabalha há 4 anos em uma fazenda da região como operador de máquina.
Seu dia a dia em cima de um trator é gradeando e roçando a terra. Para ele, a oportunidade de realizar mais um curso e se qualificar é algo que só vai lhe ajudar no futuro.
“A cada dia que passa os maquinários vão se modernizando e a gente tem vontade de crescer né? Estou achando muito bom fazer esse curso que é gratuito. Vai facilitar na hora de arranjar um emprego porque a primeira coisa que eles pedem é o certificado de operador”.
Mais novo e com menos experiência, Emerson da Silva, 25 anos, também é trabalhador rural de uma fazenda e soube do curso através do patrão.
Trabalhando como serviços gerais ele se prontificou a participar do curso para aprender e ter uma nova oportunidade, seja na fazenda que trabalha atualmente ou em outro lugar.
“Eu já operei trator, mas aqui estou tendo conhecimento sobre manutenção, entrada de ar. É muito bom aprender as novas tecnologias e daqui pra frente eu só quero me qualificar cada vez mais”, fala entusiasmado.
A coordenação do Senar informa que para mais informações sobre os próximos cursos é só entrar em contato com o escritório local. Atuando em 17 município da região, o órgão disponibiliza cursos de doma de equinos, ovinocultura, avicultura entre outros.
“Nós vamos aonde os alunos estão”, diz Virgilino Camargo, coordenador do Senar. (Ana Mangas)