Correio de Carajás

Novos acessos à pista marginal serão liberados hoje na BR-230

Os dois novos acessos às pistas marginais oficializam demanda dos motoristas

NOVA MARABÁ

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É a segunda grande Intervenção depois que a rodovia foi duplicada em 2012. Acabaram os trechos de mão dupla para adoção de sentido único.

Serão liberadas na manhã desta quinta-feira, dia 5, por volta das 10h30, as duas novas rampas de acesso da pista principal da BR-230, na Nova Marabá, para as vias marginais à duplicação, do lado da Folha 32 e a outra na Folha 33. A informação foi confirmada ontem ao CORREIO pelo secretário de Obras Fábio Moreira e o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães. A principal mudança e que deve ter bastante impacto é o fim da mão dupla e adoção de sentido único nas duas marginais, obedecendo o mesmo sentido da pista principal.

De outro lado, a obra resolve um problema que há muito preocupava as autoridades de trânsito que era o uso de dois acessos de retorno – em sentido de contramão – pelos motoristas para acessar as marginais de forma irregular. Ao invés de lutar contra uma situação que já tinha muitos adeptos, as autoridades perceberam que o melhor era atender essa demanda criando um acesso correto.

Ontem equipe promovia limpeza da pista na rampa, para liberação

A obra começou no dia 2 de junho e está sendo entregue antes do prazo previsto, que seria 2 de setembro. O valor empregado foi de R$ 785.173,61, de recursos próprios do Município. A empreiteira foi a DFranco Construções.

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De acordo com o secretário de obras de Marabá, Fábio Moreira, todo o projeto foi elaborado em conjunto com técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). O monitoramento do trânsito é feito pela Polícia Rodoviária Federal, que também acompanhou a elaboração e execução do projeto.

O projeto da nova mudança no trecho já vinha sendo discutido entre o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e a direção do DNIT. De acordo com Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional, havia uma necessidade de se fazer adequações neste perímetro.

Antes da rampa, conversão era feita irregularmente usando este retorno

“Fomos com o diretor do DNIT para analisar a viabilidade da mudança e isso está acontecendo agora. Essa mudança é algo que a comunidade já vinha clamando, porque as marginais da altura da ponte até o sinal da Folha 33 estavam sendo subutilizados à mão dupla e poucas pessoas usavam e também as pessoas que vinham de fora que não entendiam bem a dinâmica do nosso trânsito”, argumenta o secretário.

Carro flagrado ontem ainda usando a mão dupla que deixou de existir

Toda a chamada sinalização horizontal (pintura no asfalto) e vertical (placas) já foi concebida na última semana e deu visibilidade a mais uma mudança: quem trafega por baixo dos viadutos não tem mais a preferencial, e sim o veículo que está no sentido da rodovia. Jair, que também é inspetor licenciado da PRF, explica que nestes locais os carros estão fazendo uma conversão, um retorno e, portanto, não têm preferencial, como seria no caso de uma rotatória.

Para o lado da Folha 32, além da rampa, a pista marginal foi alargada

EDUCATIVO

Jair Guimarães informou que os novos acessos serão liberados hoje por volta das 10h30, pois logo antes o DMTU e a PRF vão aproveitar para filmar vídeos educativos que serão divulgados alertando a população para as mudanças.

Esta é apenas a segunda grande intervenção no projeto original da duplicação da Transamazônica em Marabá. A primeira foi a construção da rampa e semáforo que dá acesso da Folha 33 para o interior da Nova Marabá, no trecho do Terminal Rodoviário. Esta mudança ocorreu após protestos de moradores da folha geograficamente mais baixa. (Patrick Roberto)

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