Correio de Carajás

Sem teto ocupam área e cobram habitação popular em Canaã dos Carajás

Cerca de 170 pessoas invadiram nesta segunda-feira (25) uma área no bairro Bela Vista, no município de Canaã dos Carajás. Segundo os ocupantes, o terreno seria de uma empresa de loteamentos e estaria irregular. “Somos pais de família, o custo de vida em Canaã está cada vez mais caro. Não aguentamos mais pagar aluguel e por isso estamos aqui”, desabafou Ronaldo Silva, líder dos ocupantes.

Os invasores informaram ao Correio de Carajás que a maioria foi cadastrada pela prefeitura da cidade na gestão passada com a promessa de que ganhariam uma casa do programa habitacional do município. “Disseram que seriam construídos 1.500 imóveis para pessoas de baixa renda. Infelizmente, apenas 49 casas foram construídas e ficamos em uma situação bem complicada”, afirmou Ronaldo.

O secretário de Habitação de Canaã, Oribes Primo, confirmou que a área ocupada é irregular. A empresa proprietária do imóvel não teria regularizado o terreno junto à prefeitura. “Mas isso não é justificativa para ocupação” disse o secretário.

Leia mais:

Temos em nosso cronograma para os próximos quatro anos construir quatro mil casas populares e avisamos que quem invadir e incentivar a ocupação ilegal de terras não terá direito aos imóveis construídos pela atual gestão” avisou Oribes.

O líder do movimento sem teto disse que as 35 famílias vão permanecer no local e esperam ajuda da prefeitura. “Não vamos sair daqui enquanto não  cumprirem aquilo que prometeram para a gente: habitação digna com energia, asfalto, água encanada e saneamento básico” concluiu Júnior Alves, ocupante. (Nyelsen Martins e Marcelo Barboza – TV Correio)