Correio de Carajás

Segunda dose da vacina ainda é desafio em Marabá

O comparecimento para vacinação com a segunda dose das vacinas contra a covid-19 em Marabá segue ainda bastante tímido e é uma preocupação para as autoridades de Saúde. Segundo o último levantamento, que é do dia 29 de abril, apenas 4.946 pessoas já compareceram de 23.462 que foram vacinadas na primeira etapa. É bom frisar, no entanto, que é preciso respeitar a data prevista nos cartões de vacinação para comparecer ao reforço de imunização, mesmo assim, a procura não está acontecendo no fluxo esperado.

A situação pode ser reflexo de relaxamento de pessoas – muitos deles são idosos –, que consideram-se já imunizadas apenas com a primeira dose, assim como esquecimento, perda do cartão vacinal que tinha a data correta ou até medo de receber a segunda dose.

Ontem (30/4) a rádio Correio FM de Marabá recebeu a enfermeira Cinthia Mendes, da coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, que fez um importante alerta e pedido à população de que não perca o período correto de vacinação.

Leia mais:

“Atualmente, os grupos que a gente tem vacinado não têm procurado o suficiente as unidades de vacinação. A exceção são os profissionais de saúde que para estes, sim, já teve um pouco mais de procura. Foi na semana passada, também”, revelou.

O prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca de três meses. A data de quando as pessoas devem retornar ao posto de vacinação, para segunda dose, está assinalado no cartão de vacinas.

VACINAÇÃO DE HIPERTENSOS

A campanha de vacinação contra Covid-19 para os portadores de comorbidades iniciou na semana passada e continua na semana que vem. A Secretaria Municipal de Saúde elaborou o seguinte cronograma de atendimento.

Pessoas com hipertensão e diabetes, de 52 e 53 anos, dias 03 e 04 de maio (segunda e terça); Pessoas com hipertensão e diabetes, de 50 e 51 anos, dias 05 e 06 de maio (quarta e quinta).

São dois pontos de vacinação: na Nova Marabá, o Colégio Cívico-Militar Rio Tocantins (CMRIO) e no núcleo Cidade Nova a escola Anísio Teixeira. As pessoas devem levar documentos pessoais como RG e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico ou cartão de acompanhamento. (Da Redação)