Correio de Carajás

Autismo é pauta na Secretaria Regional

Entrega das carteiras representa a garantia de direitos/Fotos: Evangelista Rocha

MARABÁ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria Regional de Governo, em Marabá, recebeu a coordenadora estadual de Políticas Públicas para o Autismo, Nayara Barbalho, para uma importante reunião no sentido de fortalecer a Associação de Amigos e Pais dos Autistas de Marabá (AMA), buscando parceria, através da Secretaria Regional de Governo, que a partir de agora assume o compromisso de fortalecer a AMA, buscando garantir acesso a políticas públicas e tendo como principal desafio trazer para Marabá um Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).

Na data, foram entregues simbolicamente as primeiras 11 Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea), que garante a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas de um modo em geral.

“A partir de agora estaremos fazendo, junto com a AMA, um levantamento, em Marabá e região, para conhecer dimensão desse público e inserirmos cada um dentro desse projeto, que já é tratado como prioridade pelo governo do Estado”, afirmou João Chamon Neto, secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.

Leia mais:
Secretário João Chamon coloca o governo do Estado mais perto da AMA

Nayara Barbalho se mostrou entusiasmada em poder contar com a Secretaria Regional de Governo como um braço da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para o Autismo, para garantir direitos aos autistas do sul e sudeste do Pará.

Nayara Barbalho se mostrou entusiasmada com a parceria em Marabá

Por outro lado, Eliana Costa, presidente da AMA, classificou a entrega das carteirinhas como um sonho realizado para a todas as famílias de autistas, porque quando se fala em autismo, não se pode pensar no indivíduo de forma isolada, mas em toda a família. Ela também se mostrou extremamente feliz com a iniciativa da Secretaria de Governo, que, por meio de sua Coordenação de Saúde, abraçou a luta pelos direitos dos autistas na região.

Eliana terá apoio para as ações da AMA por parte da Secretaria de Governo

Criada em outubro de 2020, a Ciptea garante a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas de um modo em geral. (Chagas Filho)

Mais

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Enganoso Relato da jornalista Sharri Markson, do canal australiano de televisão Sky News, sobre livro escrito por cientistas militares chineses,…
Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Marabá manteve mais…
No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

“Gente porca. São nojentos, lixeiros, fedorentos…” Já pensou você estar trabalhando e ouvir esses adjetivos pejorativos e preconceituosos? Todos os…
Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…