Correio de Carajás

Sancionada lei que equipara salários da PM e dos Bombeiros

Fotos: Jader Paes / Ag.Pará

PARÁ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais do que reconhecimento, valorização da categoria, é com esse objetivo que o Governo do Pará trabalha sem medir esforços, de forma prioritária, e busca sempre mais melhorias para a área da segurança pública. Um ato histórico foi marcado nesta quarta-feira (26) pelo governador Helder Barbalho, ao sancionar a lei que concede a equiparação do soldo ao salário mínimo vigente aos Praças e Praças especiais inativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, assim como os pensionistas. O feito ocorre após seis anos de espera pela categoria, que trabalha de forma honrosa e com presteza para garantir a segurança da população paraense.

Mais de R$ 250 milhões serão investidos a partir do mês de junho com o pagamento referente à equiparação, conforme as regras e forma de cálculo dos benefícios previdenciários abrangidos pela paridade.

“Sem o equilíbrio fiscal  e a capacidade financeira não seríamos capazes de fazer hoje esse reconhecimento aos nossos policiais. Hoje é um dia especial para mim, como pessoa e gestor. Estamos escrevendo um capítulo na história deles, garantindo o soldo aos policiais militares e bombeiros. Continuamos trabalhando para que, de maneira gradual e com equilíbrio, possamos cumprir as pautas das demais categorias e a próxima meta será garantir que os professores tenham o reajuste significativo, de acordo com o piso do magistério”, ressaltou Helder Barbalho.

Leia mais:

O esforço da atual gestão já oferece aos militares programas habitacionais, além das obras do hospital que estava fechado desde 2010, e que em breve terá as suas atividades retomadas, proporcionando mais bem-estar para a classe.

“Nosso Estado conseguiu, mesmo com todas as dificuldades, sair do estágio em que tinha altos índices de criminalidade, e isso é fruto do trabalho coletivo de cada agente da segurança pública. Em abril de 2021 obtivemos o menor índice de crime letal, então independente da patente, todos saem para proteger a população e merecem trabalhar com respeito e valorização”, finalizou o governador.

A medida faz parte do plano de reconhecimento do trabalho executado pelo funcionalismo público, principalmente dos servidores que atuam na área da segurança pública do Pará.

“Certamente a equiparação do soldo ao salário mínimo é um reconhecimento e uma garantia de um direito de todo e qualquer cidadão brasileiro, de que ninguém pode perceber menos que um salário mínimo dos seus vencimentos. Em razão disso, o Governo do Estado reconhecendo o trabalho que vem sendo feito pela Segurança Pública, mas também garantindo direitos, vem hoje sancionar a lei, que a partir do primeiro de junho passará a entrar em vigor, recompondo os vencimentos dos praças, das corporações da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros”, destacou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

“Estamos fazendo por parte e iniciamos pela prioridade da atual gestão, que é segurança pública. Seguimos com cautela e planejamento, já que a segurança perpassa por toda a estrutura do Estado, a saúde, educação e economia, pois tudo depende de termos uma boa segurança no Estado. O pilar do equilíbrio fiscal, para o bem estar da população e vamos avançar  com os compromissos do governo”, disse Hana Ghassan, titular da secretaria de Planejamento e Administração.

Outras medidas de valorização já adotadas pela atual gestão, como melhorias de equipamentos, entregas de viaturas e reformas de instalações das corporações também fazem parte do plano de melhorias que seguem em execução por todo o Estado.

“Com certeza o maior patrimônio que as corporações militares têm, são os seus recursos humanos. O policial militar e o bombeiro militar motivado com esse reajuste do soldo, equiparando agora o dos nossos praças ao valor do salário mínimo, com certeza, vai estar muito mais motivado para prestar um serviço de excelência, reduzindo cada vez mais a criminalidade, como temos reduzido desde janeiro do ano passado, e agora seguirá muito mais motivado. A tropa do Corpo de Bombeiros segue no seu dia a dia, salvando e protegendo a nossa sociedade, assim como a Polícia Militar prevenindo os crimes, reprimindo a criminalidade violenta em todo o Pará”, disse o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

O ato além de representar reconhecimento aos que trabalham com esmero em prol da segurança de todos, também consolida o compromisso assumido com a categoria desde o início do mandato, e que foi possível devido a soma de esforços realizados pelos gestores, que trabalham em busca de mais avanços em prol dos servidores públicos.

“Com essa decisão do governador Helder Barbalho, de reajustar o soldo dos praças, logicamente, vai fazer com que essa diminuição de valores entre as patentes que já existia vai diminuir em relação aos salários. E vamos em breve, como eu já anunciei, trabalhar de forma conjunta com o comandante-geral da PM, para que ainda este ano a gente entregue um novo projeto de lei, para que o governo comece a estudar o escalonamento pra toda a tropa”, finalizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará Hayman.

Como parte do fomento na segurança pública do Estado, seguem em andamento os concursos públicos das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e o da Secretaria de Administração penitenciária (Seap), que objetivam o aumento no efetivo. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Carmén Lúcia mantém quebra de sigilo de secretário do Ministério da Saúde

Carmén Lúcia mantém quebra de sigilo de secretário do Ministério da Saúde

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido para suspender a quebra dos sigilos de Arnaldo Correia de Medeiros,…
Brasil adere a acordo dos EUA para exploração pacífica do espaço

Brasil adere a acordo dos EUA para exploração pacífica do espaço

Nesta terça-feira, 15, o Brasil oficializou em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o acordo de adesão ao programa Artemis, liderado…
Nunes Marques suspende quebras de sigilo aprovadas pela CPI

Nunes Marques suspende quebras de sigilo aprovadas pela CPI

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu duas liminares suspendendo as quebras de sigilos telefônicos e…
Evento com Bolsonaro em Marabá será no Parque de Exposição e aberto

Evento com Bolsonaro em Marabá será no Parque de Exposição e aberto

O maior evento de entrega de títulos de domínio e regularização fundiária do país. Assim está sendo tratada a solenidade…
Auxílio emergencial será prorrogado por mais 3 meses, afirma Guedes

Auxílio emergencial será prorrogado por mais 3 meses, afirma Guedes

O governo vai prorrogar o auxílio emergencial aos mais vulneráveis por mais três meses, informou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo…
STF mantém quebras de sigilo da CPI da Covid

STF mantém quebras de sigilo da CPI da Covid

Os ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negaram, no sábado (12) pedidos para suspender…