Correio de Carajás

Repórter Correio

Câmara

Esta é a última semana de atividades no Poder Legislativo de Marabá. Nesta terça-feira (14) a última sessão ordinária com a votação do Projeto de Lei Orçamentária de 2022. Nesta quarta-feira o encerramento dos trabalhos em plenário com uma sessão solene. Na quinta-feira, dia 16, a reinauguração do Memorial Político. Depois disso, recesso.

Obras

Leia mais:

Sobre Câmara Municipal de Marabá, ainda, começou ontem uma obra de ampliação do espaço interno de estacionamento, um problema corriqueiro ali na sede do Legislativo.

Recesso judiciário

Também tem início esta semana o recesso do Tribunal de Justiça do Pará e, portanto, dos fóruns das comarcas. Aqui em Marabá, o último dia de atendimento será na sexta-feira, dia 17. Os servidores do Judiciário retornam no dia 7 de janeiro, com expediente interno. Já os prazos processuais ficam suspensos de 20 de dezembro a 20 de janeiro, o que garante o período de férias aos advogados.

Comprovante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que notificou nesta segunda-feira (13) seus postos de fronteira, em particular, de aeroportos, para o cumprimento imediato da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a cobrança de comprovante de vacinação contra a covid-19 para viajantes que entram no Brasil. A cobrança do comprovante de vacinação contra a covid-19 está sendo implementada ao longo do dia em todos os aeroportos com chegada de voos internacionais, “de forma que os passageiros já foram interpelados em relação à exigência do documento”, completou a Anvisa.

Faturamento no Natal

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o varejo brasileiro deverá movimentar, neste Natal, R$ 57,48 bilhões em vendas, com alta do faturamento de 9,8% em relação a igual período do ano passado. O economista sênior da CNC, Fabio Bentes, advertiu, entretanto, que uma vez descontada a inflação, o volume de vendas sofrerá retração pelo segundo ano consecutivo, da ordem de 2,6% em 2021, comparativamente ao volume de vendas natalinas em 2020.

Faturamento no Natal II

Em 2019, as vendas do Natal tiveram expansão de 4,8%. O Natal é a principal data comemorativa do varejo brasileiro, tendo respondido por 22% do total das vendas de dezembro nos últimos dez anos.

Covid no Pará

O Pará contabilizou mais 816 casos e uma morte por covid-19 em 24 horas até o fechamento do balanço de ontem. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) na noite desta segunda-feira (13), são 616.595 diagnosticados com o coronavírus desde março de 2020, sendo que 16.987 pessoas morreram por causa da doença. Há 469 casos suspeitos em análise e ao menos 576,5 mil moradores do estado são considerados recuperados.

Covid no Pará II

De acordo com dados da Sespa, nenhuma morte foi registrada no sistema estadual nesta segunda-feira, referentes aos últimos sete dias. Em relação a dias anteriores a uma semana, apenas um óbito foi registrado. No fim de novembro, o hospital municipal da cidade estava com todos os leitos ocupados e o governo alertou para a baixa vacinação contra a covid naquela região. Neste sábado, segundo a prefeitura, a situação no hospital é um pouco melhor e o hospital voltou a ter leitos Covid disponíveis para a população. Em todo estado do Pará, a ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) específicas para pacientes com Covid-19 está em 70%, sendo que há 171 leitos ocupados e 51 disponíveis.

Contabilidade

Marabá está sediando desde ontem (13) e ao longo desta terça-feira, o VIII Fórum Intermunicipal de Contabilidade. O evento tem lugar no Auditório da Faculdade Pitágoras e conta com vasta programação. Ontem à noite ocorreram homenagens do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA) a vários históricos profissionais da área aqui em Marabá. Raimundo Salame, que faleceu este ano por covid, recebeu homenagem póstuma, representado por um de seus filhos.

Planos suspensos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou ontem (13) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A suspensão atinge 12 planos de quatro operadoras e ocorreu devido a reclamações efetuadas no terceiro trimestre deste ano. No período de 1º de julho a 30 de setembro foram analisadas 34.133 reclamações.

Planos suspensos II

Conforme a agência, 55.197 beneficiários dos 12 planos suspensos ficam protegidos com a medida. Apesar da suspensão, fica permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos. A proibição da venda começa a valer na sexta-feira (17).