Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Marabá x Vale

O clima azedou entre a Câmara de Marabá e a mineradora Vale. Isso devido ao fato da criação da CPI para investigar a mineradora, num momento em que a empresa considerava estar mantendo relação próxima com o Poder Legislativo municipal. A Vale entregou o assento que tinha na Comissão de Desenvolvimento criada pela Câmara.

Balanço do ano

Leia mais:

Por falar em Câmara Municipal de Marabá, o presidente Pedro Corrêa fez chegar ao birô do CORREIO convite para um café da manhã com a imprensa no dia 10 de dezembro, às 10 horas, na sala da Presidência. Segundo o convite, a oportunidade é para um congraçamento com os jornalistas que cobrem o dia a dia da casa e uma entrevista em que vai promover um balanço dos trabalhos do Legislativo este ano.

Reforma na igreja

Padre Ademir Gramelik segue determinado nos esforços para levantar os recursos para a reforma geral na Catedral da Diocese de Marabá. Usa o mesmo ânimo e as estratégias que empregou quando alçou a então capela da Folha 16 ao belo templo que abriga hoje o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. No caso da Catedral até arquiteto especializado em obras sacras foi contratado para assinar o projeto.

Reforma na igreja II

 A ideia é seguir ao máximo a arquitetura das históricas igrejas católicas, com direito a torres e a fuga da configuração de hoje, que mais se assemelha a um auditório, na visão do padre. O projeto é belíssimo, aliás, e a obra deverá demandar quase R$ 4 milhões. Ao final, deverá ter um espaço interno mais amplo, saltando dos atuais mil lugares para 1.300.

Reviravolta

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (29) que municípios e estados que estejam em recuperação fiscal possam promover concursos para cargos vagos na administração pública. A decisão, liminar, deverá ser referendada pelo plenário virtual da corte. A informação é do site Congresso em Foco. Ao decidir sobre uma ação movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Barroso considerou que a proibição de reposição de vacâncias gera risco à continuidade dos serviços públicos estaduais e municipais.

Parauapebas

Assunto que sempre rende em Parauapebas é o acesso da comunidade local ao núcleo urbano e à Floresta Nacional de Carajás (Flonaca), para os quais sempre houve controle na portaria mantida pela Vale. A ideia de momento, defendida pelo vereador Ivanaldo Braz (PDT) na Câmara Municipal, é a criação de um aplicativo de celular para o pedido e a concessão da liberação ao popular que precise subir a serra.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública realizou 86 operações em 2021. É o maior número de missões desde que a tropa foi criada em 2004 e completou 17 anos nesta segunda-feira (29). Atualmente, 30 operações estão em andamento em todo o país. Quanto às operações em andamento, há ações de policiamento ambiental e combate a incêndios florestais, com atuação em terras indígenas; preservação e repressão de crimes urbanos e rurais; apoio a investigações e atuação em fronteiras. Em 2021 foram investidos mais de R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos de segurança pública para entrega aos estados, em contrapartida à disponibilização de profissionais que atuam na Força.

Força Nacional II

A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia dos estados. O grupo atua em fronteiras, presídios, reservas ambientais, áreas indígenas, policiamento ostensivo e em situações de Garantia de Lei e da Ordem (GLO). Eles trabalham, por exemplo, no combate à criminalidade, em missões humanitárias e em operações ambientais.

 

Comentários

Repórter Correio

Chama a PF A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar os motivos da alteração na tonalidade das águas no…

Repórter Correio

Ano novo, práticas velhas Expurgado da política nos últimos anos, graças a um dos piores mandatos da história do município,…

Repórter Correio

Apoio ao comércio Comerciantes de Marabá atingidos pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas deverão receber apoio financeiro do Governo…

Repórter Correio

Emergência O governo do Pará decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas que atingem cidades das regiões do…

Repórter Correio

39 anos O Jornal CORREIO, antigo Correio do Tocantins, comemora neste dia 15 de janeiro seus 39 anos de circulação…

Repórter Correio

Aja bolso! O combustível já está mais caro em Marabá desde ontem (12). A gasolina comum que estava na média…