Correio de Carajás

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial

O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no Pará. Nesta terça-feira (7), um homem acusado de estelionato foi preso em Marabá, após ser flagrado pelas câmeras do sistema em um veículo, na rodovia PA-150. O serviço é vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e integrado aos órgãos de segurança. A inteligência artificial possibilita o cruzamento de dados em investigações policiais, o que facilita a identificação de suspeitos.

 

Leia mais:

Inteligência artificial II

Foi com uso dessa ferramenta que foi possível identificar um veículo cujo proprietário estava com mandado de prisão em aberto por prática de estelionato em Marabá. Após a constatação, uma viatura da Polícia Militar foi acionada via rádio pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop) de Marabá, que fez a abordagem do acusado no Km 7 da rodovia PA-150. A PM está animada em reconhecer mais acusados de crime e mandá-los para a cadeia.

 

O proprietário do veículo foi conduzido à 21ª Seccional de Polícia Civil para os procedimentos legais.

 

Calourada tá on

“A Calourada tá on”. É com esse slogan que, entre os dias 8 a 17 de setembro, está sendo realizada a VIII Semana de Recepção e Integração dos Calouros da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Além de acolher os novos graduandos, a Calourada é uma oportunidade para conhecer e tirar dúvidas sobre a rotina e possibilidades da vida acadêmica. Esse ano o evento conta com a participação de diferentes movimentos da universidade.

Fecant

O Festival Canção da Transamazônica (Fecant) chega à 7ª edição nos dias 18,19 e 20 de novembro, em Altamira, Região do Xingu. O edital do concurso foi publicado nesta segunda-feira, 6 de setembro, data de início das inscrições, que se encerrarão somente em 6 de outubro de 2021. As inscrições são gratuitas para todo o Brasil e acontecem exclusivamente pelo site www.fecant.com.br. Serão distribuídos R$ 56 mil em prêmios, sob o patrocínio da Norte Energia.

VII Fecant II

O festival terá três etapas: no dia 18, acontece o Fecant Kids, ao qual podem concorrer intérpretes da região que sejam crianças e adolescentes com idade até 17 anos que residam em Altamira ou na Volta Grande do Xingu; no dia 19, o Fecant Regional, que é destinado a composições autorais e inéditas de artistas da Região da Transamazônica; e no dia 20, o Fecant Nacional com composições autorais e inéditas de todas as partes do país.