Correio de Carajás

Repórter Correio

Transamazônica

Uma boa notícia na última semana, para aplacar um pouco o sofrimento de quem trafega pela BR-230, a Transamazônica, sentido ao oeste do Pará. Segundo o Dnit, o asfalto chegou até a cabeceira da ponte do Rio Pucuruí (Zezinho do peixe frito). A cada dia o sonho da rodovia totalmente asfaltada de Marabá a Novo Repartimento vira realidade.

Corda do Círio

Leia mais:

Produzida no Pará, a corda do Círio de Nazaré 2023 será entregue no próximo dia 13. A cerimônia de entrega vai ocorrer a partir das 8 horas, em Castanhal, com a presença de diversas autoridades. Em seguida, a corda será conduzida até Belém, onde permanecerá guardada na Estação Luciano Brambilla até o dia da vistoria pela DFN, 23 de setembro. A corda está prevista para chegar em Belém às 11 horas.

Corda do Círio II

Em abril deste ano, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciou que a produção da corda do Círio, um dos maiores ícones da festividade, seria feita integralmente no Pará, pela primeira vez, para ser usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões, o Círio e a Trasladação. A corda foi doada pela empresa Castanhal Companhia Têxtil (CTC) à DFN, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME). Após a entrega dos laudos, foi iniciada a produção da corda utilizada nas procissões, que tem 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, tendo 50 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Reajuste

Aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa do Pará, o reajuste de 15% sobre o vencimento base dos cargos de provimento efetivo de investigador de Polícia e Escrivão já está em vigor. O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a medida, que passou a vigorar desde o dia 1º de setembro. O reajuste também se aplica aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo redistribuídos à Polícia Civil e aos ocupantes de função de caráter permanente que, em ambos os casos, não se enquadrem nas carreiras policiais de que trata a lei complementar de 15 de março de 1994.

Reajuste II

As disposições da nova lei ainda se estendem aos inativos e pensionistas. O aumento será compensado por ocasião de eventual revisão geral que deverá ser concedida aos servidores públicos em 2023. “A proposição busca a valorização dos servidores que integram os quadros de Agente da Autoridade e de Técnicos de Polícia da Polícia Civil do Estado do Pará, e também dos que ocupam os cargos mencionados no art. 106 da Lei Complementar Estadual nº 22 de 15 de março de 1994”, diz a mensagem do governador enviada ao Legislativo Estadual.

Ampliar o PIX

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (4/9) que o Pix poderá ser ampliado no futuro para ser usado em pedágios, estacionamentos ou no transporte público. A informação consta de um relatório sobre o Pix divulgado pela autoridade monetária. “O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”, informa o BC.

Alternativa

Há algumas semanas, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o Pix poderia se transformar em uma alternativa ao cartão de crédito. As declarações do chefe da autoridade monetária foram dadas no contexto das discussões em torno do possível fim do rotativo do cartão de crédito. “Há, por exemplo, soluções que vinculam uma concessão de crédito pessoal à transação Pix e soluções que permitem o pagamento de uma transação Pix na fatura do cartão de crédito”, prossegue o BC.

Bombeiro militar

Nesta segunda-feira (4), foi sancionada a lei n° 10.028 de 1° de setembro de 2023, que institui a obrigatoriedade do diploma de graduação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A apresentação do diploma no Curso de Formação de Oficiais Combatentes do CBMPA é obrigatória para as vagas de Oficial. Para Praças, é exigido comprovante de conclusão de ensino médio, além dos demais requisitos previstos no edital.

Qualquer graduação

De outro lado, a nova legislação altera a lei n° 6.629/04, que estabelecia o ingresso apenas para graduados no curso de bacharel em direito. Através do novo regulamento, já em vigor, toda graduação de ensino superior devidamente comprovada se encaixa nos novos critérios estabelecidos para o ingresso na corporação.