Correio de Carajás

Repórter Correio

Eleitoral

Com o fechamento do cadastro eleitoral na tarde desta quarta-feira (8), a curiosidade do mundo político se volta agora para a consolidação do contingente de eleitores, número que vai balizar as estratégias de campanha e também ajudar a definir as contas necessárias para se fazer um vereador em cada cidade. Marabá, segundo a projeção, deve fechar na casa dos 178 mil eleitores, tendo crescido menos que Parauapebas, que pode bater os 200 mil eleitores aptos.

Emancipação

Leia mais:

O dia 10 de maio é uma data importante para nada menos que 15 municípios paraenses, que comemoram emancipação político-administrativa. Só aqui no sul e sudeste do Pará estão na lista: Curionópolis, Parauapebas, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Ourilândia do Norte, Tailândia, Tucumã e São Geraldo do Araguaia.

Emancipação II

Somam-se a estes: Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Pacajá, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras e São João de Pirabas. A data não é uma coincidência. Todos eles estão comemorando exatos 35 anos de emancipação, beneficiados em 10 de maio de 1988 pela promulgação da atual Constituição. Desde então, o Pará ganhou mais 40 municípios, chegando aos atuais 144.

Outros

A semana segue festiva para outros municípios que tiveram suas emancipações entre 1982 e 1988, como Mãe do Rio, neste dia 11 de maio; Medicilândia, no dia 12 e, no dia 13, Xinguara, Redenção, Rondon do Pará e Rio Maria, estes quatro últimos comando 41 anos.

Cassação

Na última terça-feira, 7, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade a cassação do vereador João Coelho (PTB). O parlamentar foi penalizado por cometer fraudes na cota de gênero nas eleições de 2020, promovida pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Com a decisão, todos os mandatos vinculados à sigla em Belém também foram cassados.

Cassação II

A decisão do TSE também invalidou os resultados obtidos pelo partido na eleição proporcional. Isso inclui a retotalização dos votos e a revisão dos quocientes eleitoral e partidário, para redistribuição dos cargos vagos entre os demais partidos participantes. Segundo o TSE, esta medida precisa ser implementada sem demora. O único vereador eleito pelo PTB nas eleições de 2020 foi João Coelho. Ele é irmão do deputado estadual Adriano Coelho (PDT).

Volta do “DPVAT”

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (8/5), o projeto de lei complementar (PLP) nº 233/23, que cria o Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que substitui o antigo DPVAT. O texto vai à sanção presidencial. Foram 41 votos favoráveis e 28 contrários, o mínimo necessário para aprovação do texto. Por se tratar de um projeto de lei complementar, o texto precisava ser aprovado por maioria absoluta, ou seja: 41 senadores, de um total de 81.

Volta do “DPVAT” II

A contratação do SPVAT será obrigatória e anual para os proprietários de veículos como carros, motos, caminhões e ônibus. A tarifa poderá variar entre R$ 50 e R$ 60, e a cobrança deve ser retomada em 2025.

Ameaçada

A Ilha do Marajó, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, pode estar sob séria ameaça com o aumento do nível do mar. Um mapa desenvolvido pela Climate Central, organização independente que pesquisa as mudanças climáticas, indica que uma área considerável do Marajó pode ficar submersa nas próximas décadas. Segundo a projeção, se o nível do mar subir 5 metros, boa parte da ilha vai afundar.

Escritores

A Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP) recepcionou escritores, artistas e fazedores de cultura na noite desta quarta-feira (8) para uma roda de conversa com Telma Saraiva, gestora do Escritório do Ministério da Cultura no Pará. O encontro foi na Biblioteca Orlando Lobo, na Marabá Pioneira, e discutiu sobre políticas de apoio e fomento à cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Escritores II

Segundo Claudia Chini, presidente da AESSP, a roda de conversa foi uma forma de aproveitar passagem de Telma Saraiva por Marabá, onde desembarcou de voo a caminho da Flisul, em Rondon do Pará. “Objetivamos uma capacitação para que nossos escritores, artistas e produtores culturais possam aperfeiçoar seus conhecimentos, ou desenvolver e obter as habilidades essenciais para elaborar e concretizar seus projetos, acessando as políticas de fomento cultural do Ministério da Cultura”, disse Claudia.