Conta de energia
Desde o início de novembro, moradores de diversos municípios começaram a realizar constantes manifestações questionando as altas taxas de energia elétrica cobradas pela Rede Celpa. A iniciativa começou na cidade de Santarém, e ganhou adesões em cidades como Óbidos, Cametá, Tucuruí, Breu Branco, Breves, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Em todos os cantos os manifestantes questionam o que chamam de aumento abusivo na conta de energia, bitributação de ICMS, irregularidades nos medidores e a falta de transparência na cobrança de perdas e outros no talão de luz.
Conta de energia II
Leia mais:Agora, o movimento batizado como “Fora Celpa” ganha força e foi também aderido pelas Prefeituras paraenses sendo liderado pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Segundo o presidente da entidade e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, essa alteração nas cobranças da taxa de energia está atingindo diretamente as Prefeituras.
Mobilização
O presidente da Famep afirmou que as Prefeituras estarão mobilizadas e participando ativamente junto à bancada de deputados estaduais, federais, senadores e governo do estado, cobrando uma solução para a situação. Outro argumento do Movimento Municipalista é a falta de qualidade da distribuição, onde muitos municípios ainda sofrem com frequentes quedas de energia.
Pará
Helder Barbalho deve retornar hoje ao Brasil, depois de participar de encontro de gestão pública em Oxford, na Inglaterra. O evento se chamava: “Encontro de Altas Autoridades: uma nova agenda para a gestão pública no Brasil”. O intuito do encontro, que contou com a presença de mais de 65 autoridades brasileiras entre governadores, parlamentares e especialistas convidadas pela Fundação Lemann, foi discutir propostas que possam ser aplicadas nos próximos mandatos para melhorar a qualidade da área de recursos humanos de seus governos.
Experiência
“Após três dias de importantes debates levarei essa experiência para o nosso estado para fazer um governo presente e de qualidade para a nossa população. Agradeço mais uma vez a Fundação Lemann pelo convite. É uma honra representar o Pará neste debate qualificado em favor da boa gestão e eficiência do serviço público”, disse Helder, governador eleito do Pará.
OAB
Em eleição bastante disputada e que teve o seu desfecho ontem, com direito a urna eletrônica para captar os votos dos advogados locais, Ismael Gaia Pará foi eleito presidente da Subseção da OAB para o próximo triênio. Ele encabeçava a chapa “Avante OAB Marabá”, junto com o colega Luis Cavalcante. A chapa concorrente tinha na liderança a advogada Josiane Colinetti. Ismael sucederá o próprio irmão, Haroldo Gaia, que vem de duas gestões seguidas na presidência.