Correio de Carajás

Repórter Correio 29/08/2020

Mateus na bolsa

O grupo supermercadista Mateus já está com tudo pronto para a abertura de capital na bolsa de valores e espera levantar, de cara, investimento da casa de R$ 4 bilhões. Isso já deveria ter acontecido, de acordo com o cronograma estabelecido ainda no ano passado, mas a pandemia fez a empresa de Ilson Mateus aguardar mais um pouco para dar o passo. Caberá à XP Investimentos liderar o processo, coadjuvada pelos bancos operação Itaú BBA , BTG Pactual e Bradesco BBI, segundo o Valor Econômico.

Mateus na bolsa II

Leia mais:

O Grupo Mateus será apenas o terceiro grande conglomerado do ramos de varejo alimentício a abrir seu capital na bolsa de valores, no Brasil. Os outros dois são os gigantes Carrefour e GPA (Grupo Pão de Açúcar). O Mateus já é a empresa mais forte do seu ramo no Norte e Nordeste do país, seguindo em franca expansão. Aqui em Marabá, finaliza a sua terceira loja, um gigantesco atacado.

Medicina milionária

O que dizer de uma aquisição que envolve números da ordem de R$ 260 milhões? É o que o site especializado SeuDinheiro diz que a Afya colocou em jogo ao assumir o controle da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), que tem sede em Redenção, sul do Pará. A Afya já é dona da Facimpa, que oferece o curso particular de Medicina aqui em Marabá. O acordo para aquisição foi anunciado no último dia 27.

Mais Medicina

A Afya é conhecida por investir e oferecer cursos particulares de Medicina em vários locais do país e passa a agregar mais 120 vagas autorizadas pelo MEC a Fesar, passando ao contingente de 2.143 no país. A empresa projeta chegar a mais de 800 alunos em suas faculdades de Medicina até 2024. Para a Fesar, o curso em questão respondia por 70% da sua receita em 2019,

Teste saliva

Um teste feito com saliva humana para o rastreamento de covid-19 está sendo incluido na rotina de trabalho do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior de São Paulo. A ideia é evitar surtos da doença no local. A nova metodologia realizada em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que o teste ajuda a identificar pacientes assintomáticos e, se aplicado de forma periódica, tem potencial para agilizar o retorno seguro às atividades presenciais.

Teste saliva II

De acordo com a Unesp, o teste se baseia em estudos científicos internacionais que apontaram a saliva como material biológico de alta sensibilidade para indicar a presença do novo coronavírus e atestaram que as glândulas salivares também possuem o receptor para o Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19.

Sarampo

Brasileiros com idade entre 20 e 49 anos têm até o dia 31 de outubro para se vacinar contra o sarampo. O prazo terminaria nesta segunda-feira (31), mas o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação do prazo. Devido à pandemia – e à preocupação com os riscos de contaminação pela covid-19 – a campanha deste ano acabou atingindo um público menor do que o esperado. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que, do início da campanha em 16 de março até o dia 17 de agosto, 5.299.087 de pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos foram vacinadas.

Sarampo II

O número corresponde a apenas 5,8% das 90 milhões de pessoas que têm entre 20 e 49 anos, público-alvo da quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, doença considerada “grave e de alta transmissibilidade”, uma vez que cada pessoa contaminada poder transmiti-la a até 18 pessoas, principalmente por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.

Vale tudo

Embora as eleições 2020 só devam pegar embalo após o dia 15 de setembro, tem grupos políticos já demonstrando estarem dispostos a tudo para prejudicar os adversários. Ontem o portal de notícias Pebinha de Açúcar foi imediatamente invadido por hackers, logo após publicar resultado de pesquisa da corrida a prefeito de Canaã dos Carajás. Ou seja, até tropa cibernética já está a postos para tentar impedir que a informação chegue ao grande público. A empresa de comunicação formalizou denúncia à Polícia sobre o ato criminoso.

Covid

Depois da cobrança feita aqui no CORREIO sobre a paralização nos informes sobre a pandemia em Marabá, a Prefeitura retomou a divulgação na última terça-feira. O município, aliás, acaba de ultrapassar a marca de 7 mil casos confirmados, e 6.746 recuperados. Até ontem eram 181 óbitos. A pandemia não acabou!

Pistola encontrada

Apareceu! A pistola que havia sumido do arsenal do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) durante o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS) foi encontrada ontem (28/8). Ela estava na própria área de instruções, na mata. Equipes do Exército, usando cães farejadores, chegaram até a arma que estava sumida desde o dia 22. Tal ocorrência havia rendido sanção disciplinar aos jovens recrutas e até o cancelamento de solenidade com as famílias que deveria ter ocorrido no final de semana.

Pistola encontrada II

O informe dando a notícia foi assinado pelo tenente-coronel Fabrício Moreira de Bastos, comandante do 52º Bis. Ele encerra o texto dizendo que foi instaurado um Inquérito Policial Militar, e as apurações prosseguem para identificar as circunstâncias e a responsabilidade pelo extravio do material.