Romaria Fluvial
Neste sábado, 31, acontece a 28ª Romaria Fluvial do Divino Espírito Santo de Marabá. A saída será do Porto das Canoinhas, do Bairro Amapá, com destino à Capela Santa Rosa, na Orla Sebastião Miranda. O evento tradicional reúne dezenas de pessoas que praticam essa romaria há mais de 30 anos em Marabá.
SIMPÓSIO MARIANO
Leia mais:A comunidade católica marabaense se reunirá neste sábado, 31, para refletir sobre Maria, a mãe do filho de Deus, durante o II Simpósio Mariano. O evento começará às 8h, com o encerramento da missa, no Carajás Centro de Convenções e Eventos de Marabá, contando com a participação do bispo Dom Vital Corbellini e do padre Eduardo Dougherty. No convite, o bispo enfatiza que toda comunidade é bem-vinda ao simpósio direcionando-se a todas as paróquias da cidade.
Vídeo fake
Um vídeo da construção de uma estrada de ferro na Suécia foi tirado de contexto e usado em postagens no Twitter, no Facebook e no Whatsapp associado a uma informação falsa. O post afirma que o vídeo mostra “o maquinário que os chineses estão usando para fazer a estrada de ferro que vai da região de Lucas do Rio Verde”, no Mato Grosso, até o Maranhão, passando por Marabá.
Vídeo fake II
Não existe nenhuma ferrovia sendo construída nesse trajeto, como mostra o mapa ferroviário do Ministério da Infraestrutura. Tampouco, na parte do site do Ministério em que são informadas as ferrovias que estão em obras, consta a realização de obras que ligariam os municípios citados nas postagens. Também não existe planejamento por parte do governo federal de construir uma estrada de ferro que ligue o Maranhão a Lucas do Rio Verde passando por Marabá.
Vídeo fake III
De acordo com nota do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os municípios de Marabá e Lucas do Rio Verde fazem parte do trajeto de ferrovias diferentes. Marabá integra o percurso da Estrada de Ferro Carajás, já o município de Lucas do Rio Verde está no trajeto previsto da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), ferrovia que ainda não saiu do papel.
Corrida do Leite Materno
O Banco de Leite Humano (BLH) já está com inscrições abertas para a 3ª edição da Corrida da Doação de Leite Materno, que vai acontecer no próximo dia 22 de setembro, na Marabá Pioneira. O objetivo é aumentar a informação sobre a importância do aleitamento materno e arrecadar o máximo de frascos de vidro com tampa plástica para armazenamento do leite humano. Segundo Lígia Viana, coordenadora do BLH, os números de arrecadação superam-se a cada edição da corrida. Em 2018, o BLH conseguiu 1.417 frascos, um aumento considerável, em relação a 2017 quando foram doados apenas 750 recipientes.