Correio de Carajás

Repórter Correio 23/06/2020

Comitê de apoio

Será na quinta-feira (25) a instalação do comitê de apoio às vítimas do covid-19 na sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Marabá. A iniciativa é da Comissão de Saúde, presidida pela advogada Aracélia Vieira e da Comissão de Direitos Humanos, presidida por Adebral Favacho.

De volta

Leia mais:

Dos presos que deixaram a cadeia desde março em razão da pandemia do novo coronavírus, cerca de 2,5% voltaram a ser encarcerados, segundo dados colhidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em quatro estados: Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul. A reentrada de presos no sistema prisional, quando a pessoa volta a ser presa por cometer novos crimes ou desrespeitar as regras de soltura, está abaixo da taxa de retorno normal, que ficou em 42,5% entre 2015 e 2019 para todo o Brasil, segundo o órgão.

Recomendação

Pouco depois da chegada da pandemia ao Brasil, em 17 de março, o CNJ editou uma recomendação para que todos os juízes revisassem a necessidade de manter presas pessoas em grupos de riscos para a covid-19, antecipando saídas dos regimes fechado e semiaberto ou revisando prisões provisórias para crimes não violentos, por exemplo. Até o momento, 32,5 mil presos foram beneficiados, cerca de 4% de toda população carcerária.

Células tronco

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e do Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz iniciaram uma pesquisa pioneira que usa células-tronco no tratamento de pacientes com a covid-19. O coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, Paulo Brofman, disse que a doença se apresenta de maneira muito diversificada nos pacientes, envolvendo desde sintomas leves até situação pulmonar bastante grave, que leva à necessidade de intubação e apoio de prótese artificial ou de respirador.

Tuberculose e HIV

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária apresentou nesta segunda-feira (22) o projeto “Prisões livres de Tuberculose e HIV” para servidores da área da saúde das nove unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel. O projeto da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) e do Gabinete da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foi construído em acordo ao Plano Nacional pelo fim da Tuberculose.

Precoce

O objetivo é o diagnóstico precoce e a oferta de tratamento adequado para os casos de tuberculose e HIV no sistema prisional. O plano prevê um protocolo de atendimento com ações voltadas à atenção básica de saúde. A expectativa é a de gerar resultados positivos no período de seis meses. A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo governo brasileiro. A Seap está determinada a reduzir a prevalência da doença na população carcerária. A iniciativa quer alcançar o controle da tuberculose e do HIV.

Combustível

E a nova alta do combustível nas refinarias anunciada na última sexta-feira, chegou quase que imediatamente aos postos de combustíveis na ponta, aqui em Marabá. O preço médio da gasolina comum, que estava em R$ 4,10, saltou para R$ 4,25. Vapt-vupt.