Correio de Carajás

Repórter Correio 23/03/2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Reportagem especial

O CORREIO publica nesta edição, em quatro páginas, reportagem especial, lançada na véspera, no nosso portal de notícias, pelo Dia Mundial da Água. O primoroso trabalho jornalístico trouxe a data para a nossa realidade regional e trata algumas histórias sob a perspectiva da relação do marabaense com os rios Tocantins e Itacaiúnas.

Perto do caos

Leia mais:

Nada anda tão ruim que não possa piorar. A máxima se mostrou verdadeira na noite de 20 de março, quando uma queda de energia se abateu sobre Altamira e deixou às escuras o importante Hospital Regional Público da Transamazônica (HPRT), para desespero de pacientes de covid-19 e seus familiares. Foi o mesmo dia em que o Município atingiu a marca de 200 mortos pela doença. A unidade de saúde tem seu próprio gerador, mas o mesmo não entrou em funcionamento imediato.

Perto do caos II

O hospital está com todos os 20 leitos de UTI ocupados e fica a cerca de 60 km de distância da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a maior do país. A Equatorial, concessionária de energia, não se pronunciou sobre o ocorrido. Já a Pró-Saúde, organização social que administra o hospital, informou em nota que a queda ocorreu entre 20h e 23h e que “a interrupção não afetou o funcionamento do hospital em razão dos geradores da unidade, que são acionados automaticamente.

Aspirina e covid

O uso da aspirina em pacientes hospitalizados com covid-19 pode ajudar a reduzir o risco de intubação em 44%, de internação em UTI em 43% e de morte em 47%. A conclusão é de um estudo publicado na revista ‘Anesthesia & Analgesia’. Os cientistas da Universidade George Washington, nos EUA, acreditam que essa ação benéfica está associada ao efeito anticoagulante e anti-inflamatório do remédio. Estudos anteriores chegaram a resultados semelhantes. Para confirmar a eficácia da aspirina contra o coronavírus, entretanto, é necessária uma pesquisa mais aprofundada, que já está em andamento no Reino Unido.

Pix

A partir de 1º de abril, os usuários do Pix poderão integrar as listas de contato de seus celulares à ferramenta. A mudança no regulamento foi anunciada na semana passada pelo Banco Central (BC) e publicada ontem (22), em resolução, no Diário Oficial da União. Segundo o BC, objetivo é facilitar a identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, simplificando ainda mais o pagamento com a funcionalidade.

Pix II

A partir desta segunda-feira, as instituições participantes do Pix devem informar sobre essa possibilidade de que outros usuários tenham conhecimento sobre a existência de sua chave Pix. A funcionalidade de verificação de chaves registradas se aplica ao número de telefone celular e também ao endereço de e-mail. De acordo com a resolução, a informação deve ser concedida em tempo hábil para que os usuários tenham condições de solicitar a exclusão de sua chave Pix, se assim desejarem.

Florestal

O Grupo Aço Cearense confirmou esta semana, por meio da sua assessoria, ter adquirido mais uma fazenda para o plantio renovável de eucalipto, para aumentar sua produção de redutor bioenergético (carvão vegetal), que abastece a Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), em Marabá. A nova fazenda tem 10.323 hectares, está situada no município de Ananás (TO), e, agora, faz parte dos ativos da Sinobras Florestal, que já contava com 15 fazendas nos municípios de Araguatins e São Bento do Tocantins (TO). Com a aquisição, o Grupo Aço Cearense contabiliza 16 fazendas de plantio de eucalipto, atingindo um total de 35.531 hectares próprios.

Comentários

Repórter Correio

Novo livro O aclamado e premiado autor paraense Salomão Larêdo confirmou ontem ao Repórter Correio que o lançamento da sua…

Repórter Correio

Covid em Marabá A vacinação da população adulta em geral (até agora maiores de 25 anos, parcialmente) parece já vir…

Repórter Correio

Mais um aeroporto? Marabá e Carajás podem perder em breve o status de únicos aeroportos do sul e sudeste do…

Repórter Correio

Violência Mais um passo foi dado para aprimorar o combate à violência contra grupos vulneráveis no Pará. Para dar celeridade…

Repórter Correio

Alívio e esperança Marabá completou nesta segunda-feira três dias sem mortes por covid-19. Os números em relação a pacientes graves…

Repórter Correio

Covid no Pará O Pará registrava até esta sexta-feira (16) um total de 566.006 casos de Covid-19 e 15.815 mortes…